segunda-feira, 9 de junho de 2008

Verdades e mentiras sobre o Botox




Pamela Medawar

Liquidar definitivamente com aquelas rugas de expressão que atormentam o dia-a-dia feminino, é o sonho de muita mulher que já chegou na meia idade. O tratamento estético feito com o Botox (toxina botulínica tipo A purificada) promete corrigir marcas de expressão de forma simples e eficaz, sem a necessidade de um tratamento invasivo - como a cirurgia plástica.

Muita mulher tem receio de que a musculatura facial paralise por completo após a aplicação da toxina. "O Botox não causa nenhum tipo de paralisia, ele apenas relaxa a musculatura", explica a dermatologista Marcia Capeli. Ela explica ainda que reações adversas, como a queda das pálpebras, podem acontecer pela má aplicação do produto. "O efeito colateral tem o mesmo tempo de duração do Botox. Ele não é definitivo", acrescenta.

O Botox precisa ser reaplicado com uma periodicidade que varia de três a seis meses. "O tempo de duração do Botox depende do paciente, da dose aplicada e do planejamento do médico. Aquela aparência "esticada" está longe do indicado por médicos. "O grande segredo é a individualização do tratamento, com diferenças nas doses aplicadas e nas regiões a serem melhoradas. Além disso, procura-se um resultado natural e não aquela aparência exagerada", comenta Marcia. Cada paciente tem uma necessidade, por isso, recomenda-se que o tratamento seja sempre feito com dermatologistas e cirurgiões plásticos - profissionais capacitados para o procedimento.

Os resultados são rápidos, mas não instantâneos. Os efeitos demoram de 24 a 48 horas para começarem a aparecer. Em uma semana se tem 90% do efeito final e em duas o tratamento está completo.

Links Relacionados:

Nenhum comentário: