sábado, 14 de junho de 2008

Idosos também abusam do uso de medicamentos

Valéria Cristina

Outro problema constatado entre as pessoas da Terceira e da Quarta Idades é o consumo de psicotrópicos. Por falta de informação e orientação, o idoso exagera no consumo de calmantes, anti-depressivos e até de medicamentos para emagrecimento, principalmente as mulheres. O fato de as farmácias venderem os remédios sem receita médica agrava ainda mais este quadro, segundo o especialista. Outro agravante é o fato de os médicos não terem tempo adequado para investigar a fundo o histórico de saúde do paciente.

- Os especialistas acabam receitando um calmante quando, em alguns casos, o idoso já faz uso de outro calmante que lhe foi orientado por uma pessoa da família ou por um amigo. E em vez de substituir um pelo outro, o paciente acaba tomando os dois.

Quanto à depressão, também recorrente entre os idosos, ainda não há um consenso entre os médicos sobre qual o tratamento adequado, entre a terapia e o uso de medicamentos. Nos casos em que é preciso aliar os dois, é possível até retirar a medicação gradativamente com a melhora do paciente. Jorge Jaber defende o uso dos anti-depressivos:

- Algumas famílias consideram a depressão uma condição normal do idoso. Na verdade, é uma doença tratável - pondera Jaber.

O primeiro caminho para diagnosticar esta e outras doenças deve ser a procura de um geriatra, que poderá indicar o tratamento mais adequado.

retornar

Nenhum comentário: