terça-feira, 3 de junho de 2008

Carambola, mocinha ou vilã?

Anne Rocha

A carambola é um verdadeiro veneno para pacientes que sofrem de insuficiência renal. O perigo se deve a uma substância tóxica chamada carambotoxina, existente em altas quantidades na fruta. Ao consumí-la, pessoas com problemas nos rins podem sofrer grave intoxicação, pois não são capazes de filtrar a toxina, que se espalha na corrente sanguínea e passa a afetar o sistema nervoso. Históricos de pessoas afetadas pela substância, descrevem sintomas como soluços incontroláveis e vômitos. Em casos mais graves, o consumidor apresenta distúrbios de consciência e convulsões, podendo entrar em coma e morrer.

Mas, se a carambola é uma vilã para algumas pessoas, pode trazer muitos benefícios para outras . O simpático e apetitoso fruto da caramboleira, de nove científico Averrhoa Carambola, originário do sudeste asiático, é rico em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas como a A, B e C. É também indicado para combater febres, curar
escorbuto e estimular o apetite, além de previnir o envelhecimento, por ser rica em polifenóis. Porém, apesar de ser aparentemente inofensiva e saudável,

A nutricionista Ana Lúcia Freitas confirma os riscos do consumo da fruta, mas diz que não há motivos para preocupação. "Pessoas saudáveis não correm perigo. Além disso, nefrologistas e centros de hemodiálise costumam alertar seus pacientes quanto ao risco de intoxicação pela carambola", traquiliza. Porém, não são todos que tem conhecimento dos benefícios e riscos do alimento. Dona de um pé de carambola que há muitos anos foi plantado em seu quintal, a dona de casa Lurdes de Castro não fazia idéia do que os "gominhos amarelos" - como ela, carinhosamente, apelidou a fruta - eram capazes. "Quando chega a época, meu quintal vira uma festa, todo mundo quer; eu enjoei de tanto comer. Já cansei de expulsar moleques da vizinhança que pulam o muro para pegar as carambolas. Agora, vou ter que avisar toda vez alguém vier buscar os gominhos", comenta.

A polêmica é tanta, que chegou até à política. Um vereador da cidade de Jaú, interior de São Paulo, criou uma lei - logo sancionada na Câmara Municipal do lugar - que trata a carambola como se fosse um produto nocivo ao organismo, como o álcool e o tabaco. Ela obriga estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, assim como como supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes e afins, a afixarem cartazes alertando possíveis consumidores para os riscos da ingestão da fruta. Quem desobedecer, é obrigado a pagar uma multa de pouco mais de um salário mínimo.

Seja considerada mocinha ou vilã, a carambola continua sendo ingrediente saboroso na confecção de tortas, compotas e saladas. Aproveite algumas receitas e bom apetite!

-
Compota de carambola
-
Mousse de carambola
-
Torta de carambola
-
Frango ao molho de carambolas
-
Salada verde com carambola e cenouras

Retorna ao
Correio da Manhã

Um comentário:

andy disse...

Tenho uma filha e 1 ano e 2 meses, e ela adora Carambola chegando a comer até duas ao dia, gostaria de saber se tem algum problema ou restrições, ou pode consumir a vontade e quais as suas vantagens.