quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dê adeus à papada


Aline Ingrid

A famosa "papada" é um problema comum tanto em homens quanto em mulheres e é um dos primeiros sinais da idade.
Existem ainda pessoas que, por herança genética, têm uma predisposição maior para acumular gordura nessa região, formando o tão temido "queixo duplo". Para os dois casos já existem soluções bem eficazes e simples.

De acordo com José Horácio Aboudib, cirurgião plástico e professor livre docente do departamento de cirurgia plástica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), se a pessoa for jovem e possuir uma
pele com elasticidade suficiente para voltar a aderir à musculatura, a solução pode ser uma lipoaspiração de gordura submentoniana. “A incisão é feita abaixo do queixo para que a gordura seja aspirada. O paciente recebe anestesia local com sedação e pode deixar o hospital no mesmo dia. A cicatriz deste procedimento é discreta, praticamente imperceptível na região abaixo do queixo”, relata.

Ainda segundo o cirurgião, se além de gordura o paciente apresentar "queixo duplo", caracterizado como pele flácida, é necessário recorrer também outra cirurgia plástica chamada lifting cérvico-facial. “Nesse procedimento fazemos incisões atrás da orelha e estica a pele e o músculo do pescoço. A intervenção dura em média duas horas e o tempo de permanência na clínica é curto, entre quatro a vinte e quatro horas. A cicatriz permanece escondida atrás da orelha e geralmente os cabelos contribuem ainda mais para que esta marca torne-se imperceptível", explica José Horácio.

Depois de quinze ou vinte dias o paciente pode retomar suas atividades normais com um visual dez anos mais jovem. Para o cirurgião, o mais comum é que mulheres ou homens com mais de 45 anos recorram às duas cirurgias. “A pele deste tipo de paciente não tem mais a elasticidade necessária para garantir um resultado satisfatório somente com a lipoaspiração, isto se deve tanto pela idade quanto pelo emagrecimento excessivo - no caso de pacientes mais jovens - , por isso esta fusão é necessária. Enquanto a lipoaspiração remove a gordura existente no local, a cirurgia plástica retira o excesso de pele”, conta o médico.

Apesar destas técnicas serem consagradas o cirurgião alerta que não são todos os pacientes que podem submeter-se a elas. “Pessoas com doenças crônicas, degenerativas, infecciosas, respiratórias, reumáticas não devem em hipótese alguma se submeter a qualquer tipo de cirurgia plástica. E aqueles que pretendem se candidatar a tais procedimentos cirúrgicos devem obrigatoriamente apresentar exames de sangue, cardíacos e de risco cirúrgico antes da realização da cirurgia”.

Para saber mais informações sobre as técnicas para retirada da papada acesse:

www.landecker.com.br

Estrada da Gávea, 712 / 304 - São ConradoTel.: (21) 2511-3669

Volta para o blog principal

Um comentário: