sábado, 21 de junho de 2008

Massageando as emoções

Anne Rocha


Carregar bolsas e mochilas pesadas, fazer movimentos repetitivos e passar horas em frente ao computador são alguns exemplos de atitudes que maltratam o corpo. Cedo ou tarde, males como torcicolo, ciatalgia (dor na região do nervo ciático), cevralgia (dor na região cervical), cifose postural (deformação da coluna vertebral), hérnia de disco na região lombar e, principalmente, aquela incômoda dor nas costas tendem a aparecer. Uma das novidades para manter a estrutura física em ordem é a mexcoterapia, técnica que considera o paciente como um todo: corpo, mente e espírito e que considera a doença como resultado de uma dor emocional não resolvida. Os exercícios se aplicam às mais variadas patologias e estão focados na pssicossomática, ou seja, no estudo das relações entre as emoções e os problemas físicos.

O método foi criado pela massoterapeuta paranaense Sheily Moreira a partir de queixas individuais de dezenas de pacientes durante as sessões de massoterapia, aplicadas durante seus 25 anos de carreira. A experiência está registrada em um livro no qual Sheily propõe "o auto-conhecimento como a válvula de escape para a prevenção, tratamento e cura de doenças". O livro também mostra casos em que a prática foi usada com sucesso, como em traumatismos (luxações e fraturas), reabilitação de atletas e pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral.

A mexcoterapia comporta um conjunto de exercícios e massagens específicos para a coluna - viga mestra do corpo humano -, ossos e articulações. Porém, antes de iniciar o tratamento, o profissional deve fazer um histórico da vida do paciente, chamado anamnese, levando em conta as características de cada um. O fisioterapeuta Alexandre Pereira assistiu uma palestra sobre o método, durante uma viagem a São Paulo e ficou fascinado. "Achei essa forma de instigar o paciente a se conhecer, aliado à exercícios, massagens e alimentação balanceada, muito interessante. Estou estudando para utilizá-lo com meus pacientes".

Pessoas de qualquer faixa etária podem se submeter ao tratamento, sem contra-indicações. Porém, ele não é recomendado para pacientes com doenças terminais, devido ao alto grau de debilidade do organismo. Apesar de pouco difundida e praticada no Brasil, a mexcoterapia é uma alternativa ao tratamento ortodoxo feito com remédios e mostra que a cura pode estar nos sentimentos de cada um.

Saiba mais:

- Mexcoterapia: a essência e a cura numa análise holística do ser

Retorna ao Correio da Manhã

Nenhum comentário: