sexta-feira, 20 de junho de 2008

Beleza que não agride o meio ambiente

Anne Rocha

Produtos orgânicos estão na moda. Não só os alimentos mas também os cosméticos. Produzidos com matérias-primas livres de agrotóxicos, eles não levam produtos sintéticos - criados artificialmente - na fórmula, para não interferir no bom funcionamento das células. Os cosméticos orgânicos são os preferidos por quem procura um consumo consciente, mas ainda que conhecemos benefícios que esses produtos oferecem para o corpo, o meio ambiente e a sociedade.

Os cosméticos orgânicos agridem menos a pele e a natureza, pois seus resíduos são mais suaves que os da indústria cosmética tradicional. Além disso, não utilizam derivados do petróleo (como silicone e óleos minerais), e nem os geneticamente modificados como o mel. O leite e seus derivados são liberados, pois não são adquiridos através de tortura ou sacrifício de animais.


O dermatologista Ricardo de Souza afirma que, apesar de custarem até cinco vezes mais que os similares minerais, os cosméticos orgânicos têm suas vantagens. "Eles são mais suave diminuindo a probabilidade de desenvolver alergia. Apresentam também qualidade superior em relação aos outros e não poluem, são totalmente biodegradáveis", explica. Apesar da procura destes produtos ainda ser um tanto tímida no Brasil, na Europa e nos Eua a venda desse tipo de cosmético cresce 20% ao ano.

Quem usa pela primeira vez, pode estranhar. Foi o caso da aposentada Dulce Chaves, que, após assistir uma matéria sobre produtos orgânicos, resolveu experimentá-los. Adquiriu xampus e sabonetes, mas demorou um pouco para se adaptar. "Eles não fazem tanta espuma como os produtos comuns e, no início, achei esquisito. Cheguei até a pensar que não funcionassem, mas depois me acostumei. Agora, dou prioridade a eles na minha lista de compras", afirma.

Em 2007, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISBRACO). Hoje, várias entidades podem certificar alimentos orgânicos, mas apenas duas conferem aos cosméticos esta condição: a Ecocert - de origem francesa - e o Instituto Brasileiro de Biodinâmica (IBD). O consumidor deve estar sempre atento ao selo de certificação na hora de comprar os produtos. Desse modo, ele saberá que foi feito um manejo sustentável dos recursos naturais durante a produção, houve economia de energia e a terá certeza de que não há defensivos agrícolas nas matérias-primas de sua fórmula.

Onde encontrar cosméticos orgânicos:

- Magia dos aromas
- Natura
- L'occitane
- Reserva Folio
- Ayurvida
- Florestas
- Granado

Retorna ao Correio da Manhã

Nenhum comentário: