segunda-feira, 2 de junho de 2008

Frio terapêutico


Aline Ingrid

De acrodo com historiadores as aplicações do frio vem sendo utilizadas desde antes de Cristo. Quando gregos e romanos utilizavam gelo natural e neve para tratar problemas médicos, passando pelo século 19 quando compressas frias eram reconhecidas como auxiliares nas cirurgias.Hoje, século 21, as diversas utilizações do gelo ou de aplicações do frio são conhecidas como Crioterapia, que literalmente significa "Terapia do Frio", isto é, aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que remova o calor corporal, diminuindo a temperatura dos tecidos.

De acordo com o fisioterapeuta André Everton de Freitas a crioterapia não leva à cura de nenhuma enfermidade, porém é um instrumento importante que auxilia no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. “Como previne o edema e diminui as reações inflamatórias é uma modalidade terapêutica aplicada intensamente na prática da fisioterapia e na
medicina do esporte, principalmente por causa dos traumatismos que os atletas sofrem (entorses, contusões, distensões musculares, etc.)”.

Para se ter um efeito mais efetivo no tratamento de
traumatismos, André recomenda que o resfriamento deve ser aplicado rapidamente após o trauma, antes que o edema esteja formado. “O tratamento pelo uso do frio deve ser aplicado imediatamente com bolsas geladas durante 10 minutos, no local da dor, três vezes ao dia”.

Segundo o fisioterapeuta os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: alívio da dor, anestesia, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, redução e estímulo da circulação, redução do edema, quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

André alerta que o uso do frio é contra-indicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. “Nestes casos é preferível usar calor”.

Se desejar saber mais detalhes sobre a crioterapia acesse:

www.fisioterapiasalgado.com.br

www.dornascostas.com.br/calorefrio.htm

http://br.geocities.com/blog_65/crioterapia.html


Volta para o
blog principal

Nenhum comentário: