sábado, 14 de junho de 2008

Diga adeus aos cachos com a escova marroquina

Anne Rocha

Depois da escova progressiva e suas vertentes (chocolate, morango etc), a escova marroquina à base de argila é o sucesso da vez. De acordo com a cabelereira Sônia Rosa, a grande procura tem uma razão: a substância alisa o cabelo ao mesmo tempo que trata e melhora a textura dos fios. A argila já foi usada na medicina - desde Hipócrates, na Grécia -, na fabricação de artefatos de cerâmica, em construções e na estética. Mas, só agora a substância está sendo usada para tratar os cabelos. A escova marroquina é aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não tem contra-indicações e pode ser aplicada, inclusive, em crianças e gestantes.

Uma das justificativas dos salões de beleza para o sucesso da escova se refere aos componentes da argila. Formada pela alteração sofrida por algumas rochas e encontrada, principalmente, em barrancos nas margens de rios, a argila é composta de sílica, alumínio, ferro, titânio, potássio, sódio e magnésio. Essa combinação explica suas propriedades cicatrizantes, antiinflamatórias e adstrigentes. Sônia conta que aplica mais de dez escovas marroquinas por semana em seu salão. "As clientes não precisam ficar sem lavar os cabelos, o que era uma reclamação freqüente a respeito dos outros alisamentos. Elas podem lavá-lo no dia seguinte, prendê-lo sem medo de marcar e resultado ainda dura de seis a sete meses", garante Sônia.

O escova marroquina é composta também por óleo de cacau, para evitar que os cabelos fiquem ressecados. Detalhe: não contém formol, o responsável por desastres capilares e danos sérios à saúde causados pela utilização em outras técnicas de alisamento. "Eu já havia feito várias outras escovas, mas nenhuma teve um resultado tão bom. Cheguei a achar que a argila fosse endurecer meus fios, mas meu cabelo agora parece liso natural!", diz a secretária Fatima Ribeiro, sem saudades de seus antigos cachos.

O preço da escova varia de R$ 90 a R$ 150 e, apesar de todas as vantagens, é preciso ficar sempre atenta. Busque profissionais especializados e procure se informar sobre os componentes de cada produto que será utilizado durante o procedimento. Assim, é possível evitar transtornos e manter seu cabelo bonito e saudável.

Confira a escova marroquina passo-a-passo

Retorna ao Correio da Manhã

2 comentários:

Unknown disse...

Aiii mto legal ! eu vo fazer !

Janaina Arruda disse...

olha eu ja fiz uma vez a escova marroquina, e na verdade ela possui formol sim, apenas 0,2%, mas o produto esta presente na formula.