sábado, 14 de junho de 2008

Bem-estar ao pé do ouvido

Anne Rocha

Pare um segundo à frente do espelho e preste atenção na imagem refletida de sua orelha. Caso não consiga visualizar, repare na de outra pessoa. Você perceberá que o lóbulo da parte debaixo tem o formato de um feto e a parte superior do pavilhão auricular assemelha-se aos pés e braços de um ser humano em posição fetal. Baseados nessa analogia, os chineses criaram há 3.000 a.C uma técnica chamada auriculoterapia (aurículo=orelha + terapia=tratamento), que correlaciona cada parte do organismo com uma área da orelha.

Ao estimular os cerca de 200 pontos existentes no local, o cérebro recebe impulsos que desencadeiam uma série de fenômenos físicos, produzindo equílibrio. Isso acontece porque o toque deste método da medicina tradicional chinesa - feito com sementes, esferas de metal, cristais, agulhas ou até mesmo com as mãos - exerce influência direta sobre o Sistema Nervoso Central (SNC). Por exemplo: caso o paciente desconheça algum distúrbio que possa ter no fígado, quando o terapeuta tocar o ponto reflexo correspondente na aurícula, ele imediatamente sentirá dor e desconforto no local.

O tratamento é também indicado para auxiliar na desintoxicação de pacientes usuários de drogas, álcool e nicotina. Foi buscando ajuda na técnica que a turismóloga Nádia Munhoz conseguiu se livrar de um mal que a acompanhava desde a adolescência: o tabagismo. "Parei de fumar há mais de um ano, mas continuo me tratando em casa. Pressiono os pontos por 30 segundos ao acordar, após as refeições, ao deitar e todas as vezes em que me sinto nervosa. Cigarro, nunca mais!", sentencia. O auriculoterapeuta Robson Lyang diz que, nesses casos, a força de vontade do paciente é fundamental. "Cada organismo reage de uma forma diferente aos estímulos, cada corpo é um universo único. A pressão nos pontos ajuda, mas alcançar equilíbrio e bem-estar depende tanto de nós, quanto do cliente", afirma.

Outros distúrbios são causas freqüentes da procura pela técnica, como diabetes, labirintite, tendinite, stress, obesidade e TPM - grande terror das mulheres. Não há contra-indicações para a prática da auriculoterapia, pois ela não causa efeitos colaterais, nem interfere em qualquer medicamento que o paciente esteja usando.

Onde procurar o tratamento:

- Centro de Medicina Chinesa
- Associação Brasileira de Acupuntura

Retorna ao Correio da Manhã

Nenhum comentário: