segunda-feira, 9 de junho de 2008

Descubra o que seus olhos podem contar sobre você

Rafaela Teles

Os olhos são a janela da alma. Quem é que nunca ouviu este ditado? No entanto o autor da frase não poderia imaginar que, muito mais do que um reflexo do nosso estado de humor, o olhar também pode revelar como anda a saúde. A iridologia se baseia no mapeamento da íris para detectar possíveis patologias existentes no corpo. O biólogo Marcelo Gutierrez, iridologista há 5 anos explica: “Nossa íris possui um padrão características comuns, como raios, cores, manchas e fibras. Quando ocorre alguma variação nestes padrões isso pode significar que há algo errado em alguma outra parte do organismo, pois de alguma forma, todo o nosso corpo está interligado”.

Mas como é possível identificar doenças apenas observando os olhos? Segundo Marcelo, nos mapas, a íris do lado direito representa todos os órgãos do lado direito do corpo, assim como a esquerda, os órgãos situados no lado esquerdo. O sistema nervoso seria o responsável por impulsionar as fibras oculares. Estes impulsos se refletem na íris, em determinada região, que corresponderá a parte afetada do organismo.

Sobre a polêmica que a terapia costumar causar quando mencionada em reuniões de conselhos de medicina pelo mundo, sobretudo nos Estados Unidos, onde a sua eficácia é mais questionada, a médica e iridologista Regina Henrique Rangel defende: “Nós não diagnosticamos especificamente as patologias. O estudo da íris é apenas um indicador de alterações no organismo e a partir destas informações, o paciente pode procurar a ajuda do profissional certo, que poderá investigar mais a fundo o problema”. Eficiente ou não, há quem se submeta à terapia só para garantir. Fabiano Dutra, advogado, 28 anos, é um deles. “Eu acredito e acho uma maneira interessante de cuidar da saúde e de prevenir complicações futuras, e se não causa dano nenhum, por que não tentar?” brinca.


Leia mais:
Homeos
Luiz Meira
Saúde e Harmonia
Iridologia São Paulo
O melhor da natureza

Voltar ao blog principal


Nenhum comentário: