segunda-feira, 16 de junho de 2008

Atividades físicas garantem uma boa gestação

Rafaela Teles

Quem foi que disse que gravidez é desculpa para se acomodar e deixar de lado os exercícios físicos? Já foi o tempo em que as futuras mamães pensavam assim. A professora de educação física Raquel Benác conta que as gestantes estão mais conscientes e sabem que uma rotina de malhação moderada durante a gravidez é tão importante quanto uma boa alimentação. Além disso, o medo de engordar demais depois do parto tem atraído mulheres para as academias destinadas exclusivamente ao público gestante. "Exercícios leves, alongamentos, caminhadas na esteira, são os mais indicados, mas devem ser bem dosados não ultrapassando quarenta minutos por dia” recomenda Raquel.

A analista de sistemas Mônica Cristina Lemos, 36 anos, grávida há 5 meses é uma das que se preocupam em manter a boa forma depois que o bebê nascer. “Pra quê correr atrás do prejuízo depois se eu posso prevenir agora?”. Brincadeiras à parte ela reconhece, “Sedentarismo durante a gestação não ajuda em nada, só faz a gente acumular peso. Não custa nada se mexer um pouquinho e faz muito bem para a nossa saúde estando grávida ou não”.

De acordo com o ginecologista e obstetra José Cláudio Bahiense, a prática ainda é motivo de receio para várias mulheres que chegam ao seu consultório. “Muitas acham que a atividade física vai prejudicar o bom desenvolvimento do feto, causar abortos ou nascimentos prematuros, quando na realidade o efeito é positivo se os exercícios são praticados moderadamente” explica o médico. Dentre os benefícios da ginástica para gestantes, José Cláudio destaca o bom condicionamento físico, a rápida recuperação pós-parto e o estímulo à produção do leite materno.

Leia mais:
Alô Bebê

Voltar ao blog principal

Nenhum comentário: