sábado, 14 de junho de 2008

Aprenda a fazer seu japamala

Anne Rocha


Você sabe o que é um japamala? Se você respondeu que é um japonês chato, errou. Trata-se de um objeto muito antigo conhecido por quase todos os devotos espirituais de religiões orientais. No Ocidente, é popularmente chamado de rosário para orações. Já na tradição hindu, recebe a incomum denominação de japamala. Em sânscrito (língua clássica da Índia antiga) japa significa repetição e mala, cordão.

O instrumento é valioso para manter o ritmo durante a prática da meditação com mantras. Segundo a professora de yoga Fernanda Nunes, "o som repetido por diversas vezes é um instrumento terapêutico para curar a mente, pois tem o poder de mudar a vibração da consciência". Os mantras, surgidos há mais de mil anos, eram usados para afastar forças ou acontecimentos indesejáveis e o objetivo principal permanece esse até hoje. Para os iniciantes, é indicado adotar o monossílabo "Om", o mais venerado no hinduísmo. A recitação pode ser realizada de maneira audível, movimentando-se os lábios e sem emitir som, ou com repetição mental.

Teorias à parte, vamos à confecção e energização de seu próprio japamala!
1 - Procure um ambiente acolhedor e sente-se confortavelmente. Como o cordão é um amuleto individual, concentre nesse momento toda a energia da meditação no montagem do colar.

2 - O japamala possui, na maioria das vezes, 108 contas que podem ser desde sementes, pedras ou bolinhas de madeira, todas com furo no centro. A escolha é pessoal.

3 - Selecione um fio de linha de algodão, preferencialmente encerado, com cerca de 70 centímetros de comprimento. Há também uma conta principal extra (conhecida como meru), representando o eixo. Aliás, é por essa peça (de tamanho ou cor diferente das demais) que se finaliza a confecção do japamala.

4 - Em seguida, encaixe cada uma das contas mentalizando a cada vez o mantra "Om" para atrair paz. Por fim, posicione a meru e dê um nó no cordão.

5 - Antes de iniciar a contagem das repetições, aproveite a oportunidade para depositar no objeto mais fluidos do bem. Liberte-se de qualquer pensamento e fortaleça a conexão do corpo com a verdadeira essência humana.

6 - Com o colar em mãos, deslize as contas uma a uma entre os dedos polegar e médio da mão direita contado a partir da primeira ao lado do meru. Puxe-as sempre em sua direção usando o polegar para realizar o movimento. Recite o mantra até completar a série de 108 vezes. Jamais passe por cima da conta principal. Deve-se virar o japamala e prosseguir normalmente na direção contrária, quantas vezes desejar. O ritmo, por sua vez, pode ser ajustado à respiração ou seguir sempre na mesma cadência.

Curiosidade:
Cada conta deve corresponder a uma repetição do som. Simbolicamente, realizar uma volta completa no japamala equivale a uma jornada para o céu...

Retorna ao Correio da Manhã

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei a matéria. Até o momento, não se sabe ao certo o porquê de 108contas. Já li que pode ser a quantidade de lugar que talvez Buda visitou... Qual a razão real do número sugerido?
Grande abraço!
Boa noite!

☯ Caio Cesar ☯ disse...

Muito Bom a mateira !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá a todos!
Muito boas essas dicas, parabéns pelo blog. Um grande abraço e muita luz para todos!

Aqui há algumas informações sobre o porquê do 108

http://sanathanadharmahinduismo.blogspot.com/2009/08/o-numero-108.html

OM shanti shanti shantih!
Hari OM!

Luizinho261 disse...

Porque a Japamala tem 108 contas:
A frequência mais alta das rádios FM é 108.0.

108 = 0108 número forte Hebreu = neblina, vapor do solo a partir do qual as nuvens se formam, assim chamado porque envolve e cobre a Terra como um véu.

Esta derivação também é confirmada pela raiz árabe "med", que significa o que guarda e fortalece qualquer coisa, defesa.

Também significa atmosfera.

1-0-8 é o número de emergência na Índia (tal como 9-1-1 nos EUA).

Uma frase comum na India é "Ligue 108 e salve uma vida".

Para se ter uma idéia, este número é produto de operações matemática simples e precisas. Por exemplo, ao se multiplicar 1 elevado a ele mesmo por 2 elevado à 2ª e por 3 elevado à 3ª, o resultado é 1 x 4 x 27 = 108.

O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas.

O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9.

O “108? também aparece como a representação do chackra cardíaco;

no Shri Yantra; nos textos védicos, onde 108 é o número em que se divide o tempo entre passado, presente e futuro;

na astrologia, com seu 9 planetas e 12 casas ( 9×12 =108);

na astronomia, que mede o diâmetro do Sol como sendo 108 vezes o diâmetro da Terra.

E ainda 108 são o número de Gopis de Krishna, 108 são os Upanisades, 108 são o número de contas do japamala e poderia citar ainda muito mais sobre o número 108.

É conhecido que o Mala ou rosário usado em toda a Índia, e que se espalhou pelo mundo, tanto dentro da religião Hindu, como em outras religiões possui 108 contas.

Este número “108” é um número sagrado, por diversas razões.

Estas razões são matemáticas e metafísicas (como a própria matemática).

Os antigos indianos eram excelentes matemáticos. Não houve matéria no campo da Álgebra e da Geometria, que não tenha sido estudado por eles.

Este número é produto de operações matemática precisas, por exemplo, se multiplicarmos 1 na primeira potência, por 2 na segunta potência, este resultado por 3 na terceira potência, teremos 108. isso porque o produto de 1 na 1, é 1, e de 2 na 2 é 4, e 3 na 3 é 27, portanto, 1 x 4 x. 27 = 108.

Mas talvez a influência mais direta do número 108 não tenha apenas relação matemática, mas sagrada com os fonemas do “alfabeto” sânscrito e a divisão do cosmo, de tempo e espaço.

Por sua vez, o alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas que são chamados masculinos, e 54 que são chamados femininos, sendo conhecidos como Siva e Sakti, respectivamente, e que somados resultam em 108.

Há uma série de outras colocações que encheriam muitos livros. Nós iremos aqui colocar alguns aspectos, e que o leitor terá por satisfeito seu interesse no sagrado número 108.
São apenas alguns motivos.
Pode pesquisar na NET para saber mais
Grande abraço
Namastê.
Luiz