terça-feira, 3 de junho de 2008

O que fazer com uma pele oleosa

Pamela Medawar

Seu sonho é brilhar? Mas não dessa forma, não é mesmo? Pessoas com pele oleosa sofrem com o excesso de brilho na pele, sempre dando aquela impressão de pele suada e mal lavada.

O livro Pele Saudável, da dermatologista Leslie Baumann, traz à tona uma questão que as meninas de pele oleosa conhecem bem: as necessidades específicas do cuidado com esse tipo de pele. Segundo a autora, existem 16 tipos de pele, sendo oito só de variações de pele oleosa.

O melhor amigo da pele oleosa é sem dúvida o adstringente. Ele serve para completar a limpeza, ajudando a remover resíduos do sabonete ou gel de limpeza que eventualmente permanecem na pele. Ele também ajuda a fechar os poros. Geralmente são formulados com ingredientes que refrescam a pele como Mentol e Lactato de Mentila e para as peles mistas e oleosas este fator ajuda na sensação de limpeza da pele e desobstrução dos poros.

O uso regular associado à linha de tratamento (agente de limpeza, tônico ou adstringente, hidratante) tonifica a pele, fecha os poros e ajuda a eliminar as imperfeições da pele. Pode ser usado todas as vezes que o rosto for lavado. Recomenda-se usar duas vezes ao dia, pela manhã ao acordar e a noite antes de dormir. Mas cuidado! Se usado em excesso pode ocorrer efeito rebote, ou seja, a pele associa este excesso de limpeza como uma agressão e acaba produzindo mais oleosidade.

Os indivíduos com pele sensível e com acne devem tratar a pele com mais cautela.Os ativos do tratamento são os mesmos, porém, em quantidades menores. Costuma-se associar também agentes umectantes como a glicerina ou ingredientes ativos que diminuem a irritação da pele.


Links relacionados:
Dermatologia
Minha Vida
Beleza pura

Nenhum comentário: