segunda-feira, 2 de junho de 2008

Como evitar as quedas e suas conseqüências

Valéria Cristina
São várias as formas de evitar as quedas de idosos. O especialista Salo Busksman aponta quatro tipos de intervenções possíveis. Em primeiro lugar, o idoso deve ser incentivado a fazer exercícios físicos específicos para equilíbrio e aumentar a força muscular, principalmente das pernas. Outra intervenção diz respeito a um controle dos medicamentos do paciente. Diminuir o uso de remédios para dormir, antidepressivos e remédios para pressão. Esses medicamentos estão diretamente relacionados às quedas. Há alguns casos em que é preciso intervir na visão, indicando exames de vista, operações de cataratas. Para não cair o paciente tem de ter uma visão boa. E, finalmente, intervir na residência, colocando pisos antiderrapantes no banheiro, barras de proteção onde ele possa se apoiar, evitando desta forma as quedas no banheiro que são extremamente freqüentes.

Os tipos de lesões mais comuns nestas quedas vão desde equimoses até fraturas. Entre as últimas, as mais freqüentes são as do fêmur, do punho, do braço e da vértebra. São todas estas que causam grande prejuízo para as atividades da vida diária deste paciente no futuro, e podem transformá-lo numa pessoa dependente. Além disso, estes idosos têm de ser tratados em relação à osteoporose para diminuir os riscos de fratura em casos de quedas que em indivíduos saudáveis não causariam este problema.

Além das fraturas, outras conseqüências das quedas são os ferimentos, equimoses (manchas roxas), e às vezes traumas como, por exemplo, os de crânio, com conseqüências graves. O idoso pode ficar em coma ou precisar de tratamento cirúrgico para retirada de um coágulo no cérebro.

Nenhum comentário: