segunda-feira, 16 de junho de 2008

Decore seus pratos com a Fruta-do-Dragão

Aline Ingrid

O nome dessa fruta não é muito comum para a maioria das pessoas. A pitaya, conhecida mundialmente como Fruta-do-Dragão, tem aparência bastante diferente e produz flores noturnas de rara beleza. De acordo com a nutricionista Vera Pimenta, de todas as espécies de pitaya existentes, duas são mais cultivadas e comercializadas no mundo: a pitaya vermelha e a amarela. Por causa da aparência exótica, a fruta conquistou seu espaço no meio gastronômico, podendo também ser usada para arranjos diversos nos mais diferentes pratos.

Durante muito tempo o consumo da pitaya foi restrito às mesas norte-americanas, européias e australianas. A fruta só chegou ao Brasil na década de 90 através de importações da Colômbia. A utilização da pitaya como planta ornamental (flores e frutos) despertou o interesse dos fruticultores brasileiros, já que seu preço é bem caro. A unidade pode custar em torno de 5 a 7 reais.

Segundo Vera, a polpa da pitaya é rica em fibras com excelentes qualidades digestivas e de baixo teor calórico. Além disso, contém uma substância que atua como calmante, por isso seu consumo é muito recomendado para pessoas que desejam emagrecer de maneira saudável. “Apesar de ser pouco conhecida pela mídia, a pitaya é muito utilizada pelas celebridades do meio artístico que precisam manter a forma física e até mesmo emagrecer”. Vera relata que a fruta também é rica em vitamina C e suas sementes contribuem para o bom funcionamento do organismo e dos ossos por conter cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Se desejar saber mais sobre Fruta-do-Dragão acesse:


Nenhum comentário: