sábado, 14 de junho de 2008

Especialista alerta: geração de idosos viciados está por vir

Valéria Cristina

Os jovens que viveram intensamente a liberdade nos Anos 60 envelheceram e estão prestes a formar uma geração de idosos viciados. Esta é uma das principais preocupações do psiquiatra Jorge Jaber. Ele prevê para 2010 o surgimento de problemas ligados à dependência de drogas ilícitas entre as pessoas da Terceira Idade.

- A gente nunca imagina que um senhor esteja usando drogas como maconha e é muito difícil obter esse tipo de informação do paciente idoso. Mas esta é uma realidade, que começou nos Anos 80. As drogas passaram a ser vendidas maciçamente nas comunidades e não só no asfalto. Está surgindo uma geração de idosos usuários, que deve aparecer em 2010 – disse Jaber, que complementa:

- Por mais que o idoso se diga “avançadinho” e não veja problema em consumir drogas como a cocaína, talvez não chegue a desenvolver dependência, mas pode acabar fazendo um uso abusivo. E é justamente esse abuso o principal causador das doenças físicas.

Álcool, medicamentos e drogas ilícitas servem como compensação pelas perdas que os idosos vão tendo até chegar à velhice: a viuvez, a saída do mercado produtivo, a sensação de inutilidade, solidão, isolamento.

retornar





Nenhum comentário: