segunda-feira, 23 de junho de 2008

Você é o que você come

Rafaela Teles

Nada de cremes, cirurgias ou tratamentos exóticos. A fonte de rejuvenescimento pode estar em uma boa alimentação. Isso mesmo. Algumas frutas, legumes e verduras fortalecem as células do organismo e prolongam a juventude. “Determinados alimentos naturais, com o tomate e o kiwi, por exemplo, são dotados de uma substância chamada licopeno, que atua como um antioxidante e impede o desgaste celular” explica a médica Ana Paula Pacheco.

Mas a natureza oferece outras vantagens contra o envelhecimento. A doutora Ana Paula afirma que os recursos são muitos. “É possível ter uma pele muito bem tratada e livre das acnes consumindo alimentos que contenham betacaroteno, que também dificulta o surgimento das rugas”. De acordo com a médica, a substância pode ser encontrada em alimentos como espinafre, brócolis, agrião, rúcula, mamão, beterraba e batata-doce.

A professora Marilene Cristina Rocha, 47 anos é uma das que preferem os recursos naturais para se manter jovem. “Tudo o que a gente fizer para melhorar nossa saúde e nossa estética só vale a pena se for com saúde. Tenho pavor de doenças como osteoporose e sempre procuro saber com meu médico que tipos de alimentos podem auxiliar no combate a elas” conta. Para quem tem o mesmo receio que Marilene, o médico Luiz Eduardo Correia recomenda: “Os grandes aliados contra doenças dos ossos são, além do leite, a soja, o feijão branco, aveia, couve e rabanete, que também possuem cálcio”. O doutor Luiz também alerta: “É preciso sempre consultar um nutricionista, ou um médico que indique a melhor dieta e em que quantidade estes alimentos devem ser ingeridos”.

Nenhum comentário: