segunda-feira, 14 de abril de 2008

Reduza a oleosidade da pele

Manoela Cabral

A oleosidade da pele é uma alteração freqüente, que faz com que as pessoas lavem o rosto várias vezes ao dia, além de usar lenços umedecidos. A oleosidade vem do sebo, que é produzido pelas glândulas sebáceas presentes na pele. Quando essa produção aumenta, surge a seborréia, que causa um brilho excessivo com dilatação dos poros. As glândulas sebáceas estão distribuídas de forma irregular na nossa pele. Estão em maior número no couro cabeludo, na face e na parte superior das costas. Por isso a seborréia é mais freqüente nestes locais.

Na maioria das pessoas, a seborréia é apenas uma característica individual, ou seja, natural da pessoa. O aumento do sebo na pele facilita o aparecimento da acne, a dermatite seborreica, os cistos e a caspa. A acne, por exemplo, só aparece quando há um aumento da oleosidade
. Os estímulos hormonais durante a puberdade e após o nascimento, as alterações hormonais e o aumento da temperatura da pele, são fatores que influenciam na produção do sebo.

As pessoas com pele oleosa além de limpar e controlar a oleosidade com produtos específicos, devem evitar cremes, maquiagem e protetores solares impróprios para o tipo de pele, pois podem agravar a situação, explica o dermatologista Rodolpho Barata. A gordura presente na superfície da pele é importante para a manutenção da saúde, pois evita a perda excessiva de água, diminui o atrito com o meio externo e mantém a hidratação. O sebo atua também como protetor contra fungos e bactérias e ainda tem função importante na produção de vitamina D.
Saiba mais...

http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Pele_Oleosa
http://www.dermatologia.com.br/20020106.php
http://www.unisite.com.br/saude/peleoleosas.shtml
http://www1.uol.com.br/vyaestelar/pele.htm
http://www.helenice.com/DICAS%20DE%20BELEZA1.htm

Voltar para o blog
principal

Nenhum comentário: