segunda-feira, 21 de abril de 2008

Couve combate a celulite e melhora o humor


Manoela Cabral

Se você só se lembra de comprar couve quando vai preparar uma feijoada, é bom rever os seus conceitos. Pouca gente sabe que a couve, devido ao seu alto e valioso valor nutricional é um dos principais vegetais utilizados na medicina tradicional desde a antiguidade.  A hortaliça age como laxante, pois tem uma grande quantidade de fibras, ajudando a desintoxicar o organismo. Dessa forma, diminui a celulite, elimina gorduras, regula os hormônios e melhora o humor. E também é boa para asma e bronquite.

A hortaliça diminui os efeitos da TPM (tensão pré-menstrual), minimizando o inchaço, as cólicas e a sensibilidade do aparelho digestivo. Os minerais, o cálcio, o ferro e o fósforo encontrados na couve são importantes para a formação dos ossos e dentes e à integridade do sangue.

O suco da couve é um tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de desenvolvimento e o caldo da couve cozida é indicado nas enfermidades da pele, explica a nutricionista Vera Lopez. Nesse vegetal estão presentes componentes como os bioflavonóides, carotenóides, que combatem o câncer.

Deve-se consumir a hortaliça de preferência crua ou cozida em pouca água, pois assim as substâncias importantes não são perdidas. O ideal é usar uma centrífuga para preparar o suco da couve com frutas como a maçã e o abacaxi. O preparo através de microondas não é aconselhado, já que as enzimas necessárias são perdidas.


Saiba mais...

http://www.grano.com.br/produtos/saude/couve.htm
http://arteblog.net/?s=repolhos
http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm

Voltar para o blog principal

Nenhum comentário: