segunda-feira, 14 de abril de 2008

A exótica e saudável alcachofra

Anne Rocha

Quem prova pela primeira vez pode achar um pouco estranho, mas logo se rende a beleza e ao sabor da alcachofra. Parente próxima de margaridas e girassóis, essa flor comestível traz muitos benefícios para a saúde. Rica em cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo, essa flor campeã de nutrição possui relevantes quantidades de ácido fólico, um dos derivados da vitamina B, que segundo estudos científicos, é capaz de atuar na prevenção do câncer, principalmente o de cólon, bexiga e pulmões. Facilmente encontrada na composição de remédios que tratam de males do fígado - graças cinarina e silimarina, substâncias químicas conhecidas por melhorarem as funções do orgão - ela também diminui o colesterol do sangue, prevenindo assim problemas cardiovasculares.

A nutricionista Karla Couto diz que costuma recomendar alcachofra em seus programas de emagrecimento. "Além de ser saborosa, possui baixo teor calórico, pois cada unidade cozida tem 62 calorias. Por ser rica em fibras, ela leva à saciedade e é perfeita para regular o intestino". Como se não bastasse isso tudo, a alcachofra tem efeito diurético, agindo como uma espécie de "depurador" sanguíneo e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres, devido a ação da vitamina C e do betacaroteno, dois importantes fornecedores de antioxidantes. "Depois que ouvi dizer que a alcachofra reduzia os níveisde glicose dos diabéticos, adotei-a na minha alimentação. No começo achei estranho, não sabia como faria para cozinhá-la, mas hoje costumo comê-la crua mesmo, acompanhada de suco de limão, azeite ou molho de hortelã", revela Raimunda Rocha, consumidora do alimento.

No Brasil, as maiores plantações ficam em São Paulo, onde, no ano passado, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola), foram colhidos quase seis milhões de botões. Porém, devido ao preço e ao desconhecimento de suas qualidades medicinais, a alcachofra não costuma ser consumida com freqüência nos lares brasileiros. "Mesmo quando está na época, que costuma ser dezembro e janeiro, são poucos os clientes que vem procurar por alcachofra. Vendo-a por R$ 4, R$ 4,50 a unidade, mas no mercado ela pode custar até o dobro, dependendo do tamanho", comenta Jorge Lebreiro, dono de uma barraca em Copacabana que comercializa o alimento. A maior parte da produção de alcachofra tem destino certo: as cozinhas de restaurantes, onde o alimento é servido em pratos elaborados, iguarias requintadas.

Quer saber mais? O livro ALCACHOFRA - A FLOR E SEUS SEGREDOS
é um ótimo guia para os iniciantes na degustação da iguaria. Preparar alcachofra não é só coisapara CHEFS, por isso, separamos algumas receitas deliciosas e fáceis de fazer.



- Alcachofra Apollinari
- Alcachofra à Italiana
- Alcachofra recheada




Volta para o Correio da Manhã

Nenhum comentário: