segunda-feira, 14 de abril de 2008

Podológo ou pedicuro: a quem recorrer para cuidar dos pés?


Anne Rocha


Bases do nosso corpo, que nos sustentam, suportam, nos possibilitam andar, correr e fazer uma série de movimentos, os pés necessitam de cuidados especiais. Resistentes, são também sensíveis e nos possibilitam entrar em contato com o solo, o chão em que pisamos, descarregando e revigorando energias, além possuir áreas cuja estimulação tátil reflete em vários pontos do organismo. Duas profissões possuem especialistas destinados a cuidar dessas pequenas plataformas tão importantes: o podólogo e o pedicuro. Dada a confusão sobre o que fazem, exatamente, um e outro profissional, aprenda o que cada um deles pode fazer para deixar sua pés mais bonitos e saudáveis.

Podologia é a ciência que tem como foco a análise profunda dos pés. Estuda a pele, as células, terminações nervosas, músculos, tendões, estrutura óssea e, principalmente, como prevenir e cuidar das doenças que os acometem - como bicho-de-pé, bolhas, unha encravada etc. Podólogos são técnicos especializados, que, apesar de não poderem fazer cirurgias ou prescrever remédios, tratam dos problemas dos pés por uma ótica mais clínica, buscando a causa e o controle das imperfeições e encaminham o cliente a um médico especialista, quando necessário. Porém, para qualificar-se nessa área, é preciso ter formação técnica: para ser reconhecido pela Associação Brasileira de Podólogos (ABP), é necessário ter ensino médio completo e curso técnico em podologia. "Atendo desde pacientes que chegam aqui desesperadas, com a unha encravada, dores, sem saber o que fazer, como clientes regulares, que todo o mês ou de 15 em 15 dias, buscam um tratamento mais profundo, com material descartável e esterilizado. Faço até massagem!", conta Rosana Avelar, podóloga da rede Spé.

O pedicuro, cuida mais da parte "visual" do pés, mas nem por isso é menos importante. Ele trata os clientes, aparando, polindo e esmaltando as unhas, cuidando da saúde e embelezamento dos pés por meio de técnicas e do uso de instrumentos específicos para o seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas. Para tanto, deve respeitar os critérios de higiene e estética, esterilizando os objetos para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em condições de uso. Além de retirar cutículas e aplicar cremes especiais para hidratar, o pedicuro decora unhas ao gosto da usuária, colocando postiças ou ornamentando com desenhos. O estilo mais comum usado pelas mulheres atualmente é "à francesa", em que uma listra de esmalte branco é colocada na borda da unha, dando um belo visual e charme aos pés. Não existe uma lei que regulamenta a profissão de pedicure. É um caso típico onde o exercício e a prática acabam formando o profissional. Apesar disso, é importante fazer cursos que capacitem para as mais variadas exigências dos clientes. Marcelle Silva, 34 anos, trabalha há mais de dez anos em salões de beleza como pedicure e diz que começou por acaso. "Fazia unha da minha mãe, minha tias, das amigas, tudo de graça, quase como uma brincadeira. Acabou se tornando meu ganha-pão".

Há quem prefira ir ao podólogo, como a funcionária pública Susana Rodrigues, que gosta do "ambiente asséptico dos consultórios e clínicas de podologia". Já outras, como Alice Martins, estudante, acha "mais prático e barato ir ao salão de beleza", e diz ter uma pedicure "de confiança". Preferências à parte, o importante mesmo é cuidar bem dos pés, responsáveis diretos pela nossa locomoção.




Volta para o Correio da Manhã

Um comentário:

Unknown disse...

Sempre, sempre e sempre, tem que procurar um podólogo para o correto cuidado dos pés.

O pedi curo ao esta tao aprofundado quanto o podólogo. Por exemplo em esta publicação
temos uma muito interessante informação de como temos que procurar um podólogo profissional para o cuidado dos pés.