segunda-feira, 7 de abril de 2008

Laboratório de pesquisa neuromuscular desenvolve trabalho pioneiro no país


Valéria Cristina

Atletas e pacientes ortopédicos são os grandes beneficiados pela criação do Laboratório de Pesquisa Neuromuscular do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), localizado no Rio de Janeiro.
Inaugurado em janeiro deste ano, o setor associa o uso de medição de força muscular isocinética e atividade elétrica do músculo com a pesquisa proprioceptiva, de forma pioneira no país. Esta última está relacionada à autopercepção do corpo na execução de um movimento. Além de pesquisas científicas, a unidade, que conta com investimentos de cerca de R$ 380 mil, já começa desenvolver programas de reabilitação física para pacientes submetidos a cirurgias no próprio instituto. Há, ainda, possibilidade de parcerias com confederações esportivas.

O novo setor do Into possui equipamentos como o dinamômetro isocinético computadorizado, que mede a força muscular e pode ser adaptado para diversas articulações -- joelho, tornozelo, ombro, cotovelo, punho, quadril e tronco. O dinamômetro tem por função interpretar as disfunções e desequilíbrios musculares. As avaliações efetuadas permitem conhecer com exatidão os índices de desequilíbrio e, conseqüentemente, orientar a elaboração de um programa de treinamento adequado, que leve à melhoria do desempenho do atleta. A medalhista olímpica e jogadora de vôlei Virna realizou exames no equipamento. “Gostaria de ter começado minha carreira com esse tipo de tecnologia disponível”, disse a atleta.



A jogadora Virna faz testes no equipamento do Into

Para saber mais:

Laboratório possui equipamentos de ponta

Estudo pioneiro da propriocepção

Pacientes ortopédicos são beneficiados pelo setor

Ministério da Saúde pretende firmar parcerias com confederações esportivas

Nenhum comentário: