segunda-feira, 21 de abril de 2008

O poder terapêutico das essências aromáticas

Aline Ingrid

A Aromaterapia consiste em tratar as doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados (puros) extraídos dos vegetais. Os óleos essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores. Se, na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.

Para extrair o óleo essencial puro, recorre-se a um processo de destilação no vapor d’água.
De acordo com a aromaterapeuta os usos dos óleos essenciais são múltiplos. “Esses óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, por exemplo, as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos,” afirma a .Entretanto eles são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas. Raramente são ingeridos. Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro.

São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.
Não se deve pensar que a Aromaterapia não apresenta contra-indicações. Devem ser utilizados com precaução, pois podem causar irritação e alergia na pele.

Para saber mais detalhes sobre a Aromaterapia acesse

www.sobre.com.pt/aromaterapia
www.aromalife.com.br
www.cigano.net/aromaterapia
www.bysamia.com.br
www.orientacoesmedicas.com.br/medicinaalternativa.asp
www.aromalandia.com.br/links.htm

Voltar para o blog
principal

Nenhum comentário: