sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Não entre na faca

Rodrigo Abreu

A cirurgia de redução de estômago é sem dúvida uma das mais conhecidas no combate a obesidade mórbida, mas poucos sabem que existe uma técnica conhecida como Balão Intra-Gástrico, uma alternativa na redução de peso.
Este tratamento é temporário, podendo ser usado por no máximo 6 meses, nos pacientes super-obesos que precisam perder peso no período pré-operatório, otimizando a sua recuperação no pós-operatório. O tratamento também tem outras utilizações. Segundo o Dr. Flávio Cunha, da clínica Pro Video que fica no Centro Medico do Barra Shopping, na Zona Oeste "O tratamento também pode ser utilizado nos pacientes com um risco cirúrgico proibitivo para a cirurgia ou nos pacientes que não são candidatos a cirurgia e que necessitam perder peso". Esse tratamento é para ser utilizado com uma dieta supervisionada, associada a um programa de mudança de hábitos de vida. O balão é colocado por endoscopia e o procedimento dura em média 30 minutos.
Outra opção futura e ainda em estudos é o marca-passo gástrico, tal dispositivo ainda não esta disponível no Brasil, mas trabalhos mostram bons resultados em curto prazo, ficando a perda de peso em torno de 30% do seu excesso.

Balão Intra-Gástrico - O que é?
Uma alternativa ao tratamento cirúrgico e clínico da obesidade é o método endoscópico da colocação de um balão intra-gástrico (dentro do estômago). Por meio de endoscopia coloca-se um balão de silicone com cerca de 600ml de líquido dentro do estômago. Em nenhum lugar do mundo, essa técnica é utilizada como método definitivo de tratamento da obesidade mórbida já que sua utilização é temporária.

Como funciona?
Em virtude da presença do balão no estômago, é necessário menor quantidade de comida para que o indivíduo sinta saciedade.

Vantagens:
Não necessita de cirurgia nem anestesia, resultando em recuperação muito rápida. Em caso de desconforto severo pode ser prontamente retirado. Pode servir como uma experiência para o paciente que tem dúvida de como se comportaria com uma cirurgia.

Desvantagens:
Não é um método recomendado como tratamento definitivo da obesidade mórbida, pois tem duração de tratamento de seis meses, tempo após o qual precisa ser obrigatoriamente removido. Geralmente esse período não é suficiente para que o indivíduo emagreça a quantidade que deseja. Pode ser aplicado como alternativa para reduzir o risco das cirurgias e preparo para o procedimento já que, com a redução do peso haverá também melhora das comorbidades. Estimativa de emagrecimento de 10% a 15% do peso. É preciso ter acompanhamento constante do médico pois o organismo pode rejeitar o balão, causando problemas seriíssimos de saúde.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

VIGOREXIA: A DOENÇA DA VAIDADE

CÂNDIDA SERÃO
As pressões da sociedade moderna são responsáveis pelo surgimento de distúrbios da imagem corporal. Uma doença cuja freqüência tem aumentado nos últimos anos é a vigorexia, que tem como principal sintoma a valorização excessiva da silhueta perfeita

A pessoa que possui este distúrbio busca tornar o corpo magro e musculoso a qualquer custo, mesmo que isto lhe traga prejuízos futuros. Apesar da vigorexia ser mais comum entre homens, ela também pode ser vista em mulheres.

As academias de ginástica costumam ser os lugares preferidos dos vigoréxicos. Lá, eles realizam exercícios físicos por horas a fio, pesam-se várias vezes ao dia e comparam sua musculatura com a de seus colegas. O uso de esteróides e anabolizantes pode ser um recurso freqüente, por facilitar a obtenção de resultados imediatos.

Além disto, há uma preocupação excessiva com a alimentação: as gorduras são evitadas e as proteínas são consumidas de forma exagerada.

O psiquiatra, Paulo Freire, relata as principais características psicológicas dos vigoréxicos. “O sentimento de inferioridade, retração social e a timidez fazem com que a pessoa busque se afirmar através de um corpo perfeito. Apesar de serem musculosos os vigoréxicos sentem-se internamente enfraquecidos e distantes de si e de seus ideais”.

Segundo o especialista é desejável que as pessoas tenham preocupação com o próprio físico, desde que esta não se torne uma obsessão e venha a prejudicar outros setores da vida. Reconhecer as pressões estéticas impostas pela sociedade e saber lidar com elas de maneira saudável é a chave para evitar a doença.

Homeopatia Parte I - O mistério da memória da água

Gabriel Schilling

A homeopatia consiste na determinação da patologia do paciente levando em consideração seu estado físico e psicológico. Apontado o mal físico, extrai-se a substância igual à doença e aplica-se no paciente doses pequenas dessa substância, tendo por objetivo estimular as defesas do corpo - é o que explica o médico homeopata e especialista no assunto, Dr. Fernando Pitanga.

Ele explica que diferente da vacina, que não poderia ser uma boa comparação por ser restrita, a homeopatia leva em consideração o paciente como um todo. "Quando ele adoece do pulmão, não está doente só do pulmão, ele adoece todo; por mais que o pulmão seja um orgão que esteja chamando mais a atenção da doença, já é na verdade um resultado de algo que começou muito antes e em outro lugar", afirma.
Existe um estudo da memória da água sobre o qual muitos médicos alopatas não dão o menor crédito. Dr. Pitanga confirma que nem todos os graus de diluição apresentam a
ação da memória da água, porém "diluído em 20 vezes, ou em outros números específicos há uma ação muito melhor. Diluído em 19 ou 21 vezes, não há memória alguma. Isso é inexplicável. Muita coisa é inexplicável, mas é fato, não dá para negar o fato", afirma.
Para endossar, ele fala dos experimentos com sal de cobre que foram feitos já na década de 20: "Puro, ele cristaliza de forma exagonal. Se tiver alguma impureza de ferro, ele vai cristalizar de forma pentagonal. Acrescentaram ao sal de cobre puro o ferro diluido homeopaticamente, além do número de arrogados, isto é, sem ter mais molécola nenhuma de ferro. O sal de cobre se cristalizou pentagonalmente como se estivesse em presença de ferro em substância".
E em relação aos médicos céticos que dizem que é impossível algo como a água manter a memória após uma diluição feita milhares de vezes, Dr. Fernando diz que para falar de impossível, o cara tem que ser muito metido a deus. "A acupuntura existe na China há 5 mil anos, tudo baseado em observação. Um cara desses, conservador, não pega pra estudar uma coisa que é diferente do paradigma dele. Dentro do paradigma newtoniano essas coisas não funcionam, mas isso é uma visão limitada, quadrada, quaternária, cartesiana. Eu lido com pacientes, com fatos, não com especulação filosófica, especulação científica."

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Emagreça fazendo faxina em casa


Joyce Cavalcante


Se você foge das tarefas domésticas, saiba que elas são ótimos exercícios físicos. Isso mesmo: uma sessão de faxina queima tantas calorias quanto uma aula comum em academia. Ela não substitui o treino diário, mas serve como um complemento para ajudar o processo de emagrecimento.
A explicação é simples. Todos os movimentos realizados no dia-a-dia promovem a perda de calorias, portanto, quanto mais você se mexer, mais irá emagrecer, especialmente se a tarefa for realizada sem interrupção por no mínimo trinta minutos e em ritmo acelerado. E dependendo do movimento realizado, os músculos são fortalecidos.
Se você anda sem tempo ou dinheiro para ir à academia, capriche na limpeza e ganhe novas formas. Além disso, ter a casa limpa oferece bem-estar. Dê uma folga para a faxineira, coloque uma música legal e entre na faxina. Limpe janelas, portas, esfregue paredes, lave o chão, a louça, tire o pó, troque a roupa de cama, passe aspirador, varra o chão e etc.
A educadora Física Bruna Vasconcellos revelou dicas pra ajudar nas tarefas:
“ Como uma academia, o resultado depende do empenho do aluno. Portanto: use roupas confortáveis e alongue-se antes e depois das tarefas, mantenha a postura ereta e o abdômen contraído.Evite deixar o peso em uma perna só e lembre-se sempre de flexionar os joelhos para não sobrecarregar a coluna.”


Veja a tabela que equivale a trinta minutos realizando as seguintes atividades:


Limpar janelas - 120 kcal
Esfregar paredes - 150 kcal
Lavar o chão - 180 kcal
Tirar o pó - 120 kcal
Varrer o chão - 180 kcal
Passar aspirador - 180 kcalLavar louça - 160 kcal

Como prevenir e cuidar das espinhas

Michelle Assis
O que promove o aparecimento da espinha é o hormônio masculino androgênio. Tanto as mulheres como os homens têm esse hormônio. “Uma das coisas que esse hormônio faz é produzir mais sebo que entope os folículos. Isso é um prato cheio para a acne”, afirma a dermatologista Cíntia Ferreira. As espinhas e cravos dependem de diversos fatores, a própria hereditariedade é um deles.
“Todos podem cuidar da limpeza do rosto de maneira simples. Mesmo as pessoas quem têm o rosto lisinho podem aderir a esses cuidados para prevenir. O ideal é usar um sabonete neutro três vezes ao dia. Quem possui uma pele muito oleosa, deve lavar o rosto com sabonetes à base de enxofre encontrado em qualquer supermercado”, completa a dermatologista.
Uma vez por semana, deve-se usar um sabonete cremoso com sílica ou polietileno, esta é a famosa esfoliação. Para quem já tem acne, deve-se usar mais de uma vez por semana. Segundo Cíntia Ferreira, a loção de limpeza ou loção tônica é uma maneira mais tecnológica de fazer uma limpeza profunda.
“Uma ótima que eu posso dar é quando a acne estiver muito "irritada", preparar um chá de camomila sem açúcar e fazer uma compressa, a camomila funciona como calmante", afirma a dermatologista.
As pessoas que possuem pele com cravos, espinhas, nódulos, cistos e cicatrizes precisam ter acompanhamento médico e, geralmente, são indicados medicamentos via oral.

domingo, 23 de setembro de 2007

Depressão pós-parto


Carmen Cerqueira

A depressão pós-parto atinge de 8% a 15% das mulheres e tem conseqüências graves. Nas primeiras semanas após o parto a mulher pode se sentir triste, melancólica e cansada, isso é normal. Os hormônios se alteram durante essa época e muitas mulheres ficam assim. A depressão pós-parto grave pode aparecer duas semanas depois de nascer o bebê ou até um ano depois.
Segundo o psiquiatra Álvaro Mesquita, mulheres que tiveram complicações muito graves durante a gestação têm chances de ter depressão pós-parto. As que já sofreram com esse mal, numa próxima gravidez têm 70% de chance de ter novamente a depressão. “A depressão pós-parto tem que ser tratada, existem casos sérios. Após o nascimento do bebê a mulher precisa se ajustar àquela nova vida e isso às vezes é muito difícil.”
Os sintomas da “melancolia pós-parto” e da depressão pós-parto são parecidos, a diferença está no tempo em que eles afetam a mulher. Insônia ou sono em excesso, ansiedade, variações de humor, perda ou ganho de peso exageradas, pânico, falta de sentimentos pela família e pelo bebê, tristeza, tudo isso são sinais de que a mulher pode estar em depressão. “Alguns casos terminam em suicídio, se a depressão é grave a mulher ou a família devem procurar um médico”, diz Dr. Álvaro.
Em alguns casos o tratamento é feito com anti-depressivos, em outros a terapia é uma grande aliada. O mais importante nesse momento é a mulher ter um tempo para ela mesma e organizar a sua vida. Essa é uma nova fase para toda a família, o importante é manter o equilíbrio e buscar ajuda se preciso.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Disque Maquiagem


Nicole Tamborindeguy


A empresária Pinha Mello Franco inaugurou em uma galeria em Ipanema o Make Up Studio. O charmoso Studio inova o mercado carioca trazendo um novo conceito de serviço ao implantar na cidade do Rio de Janeiro um ponto de referência de imagem, maquiagem e beleza oferecendo um atendimento diferenciado, na sua casa ou na sua empresa. Todos os serviços são realizados por profissionais exclusivos e treinados. Com uma equipe de dois maquiadores fixos e mais seis que vão onde o cliente estiver. Maquiadores para todos os tipos de eventos, qualquer dia da semana a qualquer hora. Desde aquelas maquiagens para tirar o ar de uma noite mal dormida até o atendimento para as noivas. E o melhor é poder ligar a qualquer momento sem marcar hora e em poucos minutos chegar um maquiador com habilidades o suficiente para mudar o seu humor.

Pinha diz que abriu o negócio por necessidade própria, que estava cansada dessa dificuldade de marcar hora em salão para se maquiar, de pagar um preço fixo e, horror dos horrores, sair inevitavelmente com aquele olho preto, “E pior, uma maquiagem que vai ser igual a de todas as minhas amigas.” A novidade também dá cursos ás segundas, terças e quartas-feiras e podem reunir até quatro pessoas. Os maquiadores usam produtos da Lancôme e ensinam até duas maquiagens. As clientes também podem trazer sua necessáires para que os profissionais dêem dicas de como usarem seus produtos.

A empresaária quer ensinar que maquiagem é igual a roupa, tem que estar adequada ao evento. E pode ser trocada ao longo do evento. “Ás vezes você vê uma pessoa, está com o cabelo bonito, uma bolsa bacana, a roupa super legal. Aí chega no rosto e...nada a ver. È uma inadequação com o resto da produção.”

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Geladeira pós-noitada

Julia Laffitte

Depois de sair à noite, quando a gente chega em casa, a grande questão é: o que é permitido comer sem sair da dieta? Tem gente que não se importa com isso e depois de dançar horas e beber cerveja ou destilados a noite toda ainda devora sanduíches e comida japonesa sem cerimônia. A verdade é que os peixes crus não são boas pedidas para o famoso lanche de madrugada; atrapalham o sono e são de difícil digestão. O melhor é ir para algo mais leve.

Beber bastante água e comer frutas, como a melancia, por exemplo, é recomendável. A nutricionista Edna Garambone sugere um sanduíche de pão integral com queijo magro e suco. "Caso queira forçar o sono: leite morno e uma banana pois são ricos em um aminoácido que ajuda a formar um neurotransmissor chamado serotonina. Ela faz dormir", afirma Edna.

Doces também não são uma boa idéia, porque o corpo já está desidratado. O ideal é beber água durante a própria balada, alternando com os drinks. Esse, sim, é o melhor segredo para acordar bem no dia seguinte.

A importância da amamentação

Michelle Assis
A amamentação nos primeiros meses e até os dois anos de vida do bebê é fundamental. O aleitamento também faz muito bem para o emocional da mãe, já que as tensões e ansiedade são liberadas e as carências emotivas supridas durante a amamentação. O leite materno é um alimento mais forte do que qualquer outro tipo de leite. Ele auxilia no fortalecimento do organismo do bebê, tornando-o imune a muitas doenças.
“O leite da mãe, nos primeiros meses de vida da criança é fundamental para evitar os mais variados tipos de doenças, como alergias, diabetes, sarampo, bronquite e até mesmo alguns tipos de câncer” , afirma a pediatra Sandra Helena, e acrescenta ainda que o leite fornecido pela mãe é rico em enzimas e nutrientes que estimulam a fabricação de anticorpos no organismo infantil. Além disto, a amamentação natural pode auxiliar bastante no desenvolvimento do raciocínio da criança.
Enquanto a mãe amamenta, o volume de seu útero diminui, fazendo com que o risco de hemorragia depois do parto seja menor. Mulheres que amamentam são menos propensas a anemia, doenças ósseas, câncer de mama e nos ovários. A médica alerta para outra vantagem da amamentação: “Mais um aspecto positivo do aleitamento, é que ele torna mais fácil a perda dos quilos a mais adquiridos durante a gravidez”.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

natação para bebês


Fabiane ferreira

Os pais de hoje em dia mesmo aqueles de primeira viagem sabem que fazer exercícios físicos desde a infância é importante. O difícil é saber quando começar e qual atividade escolher para as crianças.
A natação é uma das mais importantes,existem muitas academias que dão aulas para bebês.
O professor de educação física André Guedes diz que os bebês normalmente aprendem a mergulhar e logo depois a nadar com muita facilidade, a temperatura da água tem que estar na medida certa.
Todo bebê tem um atrativo natural pela água já que, enquanto feto, permaneceu todo o tempo da gravidez dentro do útero da mãe,Por esse motivo, a água não é estranho à criança.
Outra característica apontada pelo professor é o "reflexo de glote" que a criança possui até cerca de 10 meses. Por esse reflexo, o bebê evita a entrada de água na boca. Os principais benefícios da natação, segundo o professor, são os relacionados à saúde. A atividade ajuda no desenvolvimento muscular e na coordenação motora, além de prevenir ou colaborar no tratamento de doenças respiratórias.
A principal razão que leva os pais a matricular os bebês em aulas de natação é a prevenção a acidentes em piscinas domésticas ou de clubes.
É uma forma de tentar garantir o auto-salvamento da criança,André costuma dar aulas para bebês a partir dos três meses, em grupos de dez e com a participação dos pais. Crianças com deficiências física ou mental também podem participar das aulas, com a adaptação necessária de acordo com a deficiência.
As aulas de natação costumam ser o primeiro contato dos bebês com o meio social,eles crescem achando normal ter um amiguinho que tem, por exemplo, síndrome de Down, destaca o professor.
Há Outro problema comum em bebês é a alergia a cloro, No entanto, as academias estão começando a usar cloro orgânico ou sal no tratamento das piscinas, o que evita reações alérgicas.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

GH: O hormônio do rejuvenescimento


Joana Ramalho

Quem não quer retardar o envelhecimento? O remédio vendido como “fonte da juventude”, o GH, hormônio do crescimento promete isso e muito mais. O GH tem sido uma das descobertas mais promissoras no campo da medicina do rejuvenescimento. Todos os hormônios testados até agora tiveram resultados importantes, mas o GH atua de uma forma decisiva no processo de degeneração de tecidos.

O GH é a versão sintética do hormônio do crescimento humano, que naturalmente é produzido na hipófise, uma glândula na parte inferior do cérebro, sua produção natural atinge o pico na adolescência, fase em que a pessoa cresce mais. Com o tempo a produção desse hormônio vai reduzindo, aos 60 anos a pessoa produz em média 1/3 do hormônio que produzia com 20. O intuito do GH é repor esses 30% de hormônio perdidos com o tempo. E essa mudança não acontece só em números, o hormônio do crescimento promete pele bonita, rejuvenescimento, menos gordura e tudo isso sem muito esforço.

Pessoas insatisfeitas com a barriga saliente, os pés-de-galinha em torno dos olhos ou cabelos quebradiços se lançam na aventura hormonal. Estrelas do cinema já descobriram o hormônio, entre as celebridades americanas estão, a atriz Goldie Hawn, que aos 53 anos está super bem conservada e o ator Nick Nolte que ainda é considerado galã aos 59 anos de idade.

O GH dá resultados mas nenhum médico ou cientista conhece os efeitos adversos do medicamento quando usado por períodos longos. “É perigoso tomar um hormônio para efeitos estéticos sem o conhecimento dos efeitos colaterais quando usado em pessoas normais.” Diz o cardiologista Geraldo Ramalho.

Stress- O mal do mundo moderno


Joyce Cavalcante

O mundo moderno contribui para que o stress esteja mais presente em nossas vidas. Este fenômeno que atinge todas as pessoas, independente de sua posição social, idade ou sexo, nada mais é do que uma reação neuro-hormonal, através da qual o cérebro libera hormônios de defesa para o corpo agredido. Esta reação ocorre mediante situações adversas, que nos surpreendem de forma positiva ou negativa.Fácil de entender, difícil de combater se não tivermos um bom escudo que nos proteja desse inimigo camuflado, sorrateiro e agressivo, que pode nos colocar doentes. Nem as crianças escapam desse mal, pois sentem a intranqüilidade e sofrem com o ritmo de vida dos pais. Estes, por sua vez, na ansiedade de preparar os filhos para a vida, sobrecarregam-nos de atividades e exigem que eles sejam os melhores. Não importa a manifestação da exigência, seja inconsciente, silenciosa, ou direta. Poucos conseguem lembrar-se de que o ser humano necessita de algo simples, mas de imensa valia, o afeto. As pessoas se esquecem delas mesmas, absorvidas pelas obrigações diárias. O trabalho excessivo; horários exigidos;desprazer no que se faz; solidão; violência; poluição; má alimentação; necessidades não satisfeitas; vida sob pressão, aliados aos acontecimentos naturais do cotidiano, como fatalidades; discussão familiar; grandes emoções; e outros fatores que alteram nossa rotina, podem abalar o equilíbrio emocional, surgindo daí, o stress.Conhecendo o stress e sabendo que é impossível eliminá-lo, pode-se mantê-lo sob controle, evitando, pelo menos, o estágio agudo do que se convencionou denominar "mal do século". O médico Paulo Rodrigues nos contou como administrar o stress. “Para combatê-lo as pessoas tem que incluir lazer em suas vidas, como ouvir músicas suaves, entregar-se a devaneios, ir a teatro, ler um livro, assistir a um bom filme, passear por lugares calmos e agradáveis, desfrutar a natureza, fazer exercícios físicos. A espiritualidade é a base da expressão e da criatividade, do encontro interior e do desenvolvimento humano." A condição de ser e estar além dos sentidos prepara e alicerça o indivíduo para uma vida saudável e feliz. Não devemos esquecer que somos corpo, mente e espírito, a harmonia deste conjunto é imprescendível. Para darmos sentido à vida e buscarmos a satisfação pessoal.

comer bem , eis a questão

Matéria para o blog beleza e saúde
Fabiane hentschel

Comer bem , eis a questão

As pessoas em geral , homens e mulheres tem necessidade de se alimentar bem e não passar fome .Mas é preciso tomar cuidado com dietas milagrosas e que acabarão por entornar o caldo . De acordo com especialistas dietas sem orientação médicas podem causar danos a saúde da pessoa . A quantidade de refeições recomendadas são cinco com pequenos lanches entre as refeições . Comer frutas e verduras ajudam também ajudam na dieta .Vitaminas e minerais ajudam no metabolismo do organismo . As principais fontes são carnes , leite, ovos e leguminosas ( feijão , lentilha e grão de bico ) . Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte energética para o metabolismo . São as massas ,os pães e as bolachas , e o arroz , o milho , a batata , a mandioca , o açúcar e os doces . .
Para que sua dieta seja mais correta possível , evite carne de porco embutidos (salsicha , presunto) e queijos amarelos . Opte por carne de frango ou peixe ,queijo branco , leite desnatado. Os vegetais podem ser ingeridos a vontade . Mas cuidado com algumas frutas, o abacate e o caqui por exemplo são muitos gordurosos e calóricos .
Com equilíbrio pode-se comer tudo o que gosta emagrecer com saúde e ainda combater a celulite .

domingo, 16 de setembro de 2007

Limpeza de Pele Feita em Casa

Fabio Milliet

A nossa pele exige cuidados diários, especialmente a do rosto. Como os homens costumam ter a pele mais oleosa que a das mulheres, e têm que fazer a barba, é preciso ter uma atenção para evitar pêlos encravados, oleosidade e cravos.

Para cuidar disso, cuidados básicos evitam problemas e deixam a pele macia e sem irritações. A esteticista Ana Maria Braga, diz que o rosto tem que ser lavado com um sabonete e higienizada com um tônico. "Muitas marcas oferecem esses produtos, é só escolher o que mais se adequa a pele", indica. O diferencial, que ajuda na hora de fazer a barba, é esfoliar a pele. De acordo com a esteticista, a esfoliação semanal evita o encravamento dos pêlos, promove uma renovação celular, controla a oleosidade e ajuda a prevenir cravos e espinhas.

Para isso não é preciso gastar horas em algum salão ou comprar produtos caros. Ana ensina duas receitas rápidas e fáceis de fazer e usar, que são utilizadas por ela em seus clientes. Não é preciso gastar mais que cinco minutos. Confira:

Esfoliante de açúcar: Para fazer o esfoliante misture uma colher de sopa de açúcar cristal com uma de mel. Em seguida passe no rosto com movimentos circulares leves e retire com bastante água em seguida. Esse esfoliante de açúcar e mel é ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendável para peles sensíveis, podendo ocasionar vermelhidão.

Esfoliante de aveia: Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas de mel. Passe em todo o rosto e faça movimentos circulares. Em seguida, retire o esfoliante com água. O esfoliante de aveia é mais suave e, por isso, indicado para peles mais sensíveis. Além disso, a aveia promove a nutrição da pele.

Depois da esfoliação ou dos cuidados diários, Ana recomenda o uso de um hidratante com filtro solar. "Como a pele dos homens é mais oleosa, é melhor optar por hidratantes em gel", sugere.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Medicina Ortomolecular restabelece o equilíbrio do organismo

Juliana Cabral

A Medicina Ortomolecular surge como método preventivo de inúmeras doenças, focando o papel da nutrição adequada em relação à saúde. Nessa ciência, a nutrição vem em primeiro lugar no diagnóstico e tratamento, ao passo que os medicamentos são usados apenas para indicações específicas.

A terapia ortomolecular consiste em fornecer quantidades de substâncias normais ao organismo, geralmente pela administração oral. No começo da medicina ortomolecular isso geralmente significava terapia com altas doses de um único nutriente. Hoje em dia os praticantes da medicina ortomolecular costumam utilizar várias substâncias (aminoácidos, enzimas, nutrientes não-essenciais, hormônios, vitaminas, minerais, etc) em um esforço terapêutico para restaurar seus níveis, equilibrando o organismo. Tudo isso faz com que a Medicina Ortomolecular seja uma medicina natural com uma característica até agora inédita nesta área: a base de conhecimentos mais recentes da medicina moderna. Portanto, uma especialidade médica que procura restabelecer o equilíbrio molecular do organismo.

Segundo o Médico Ortomolecular, Doutor Marcos Sandoval Medeiros de Freitas, para usufruir desse por completo essa especialidade, o paciente precisa passar por exames que detectam o que o organismo precisa “é feita uma completa avaliação clínica e laboratorial do paciente para saber das suas necessidades e como está o seu estado geral”,diz.


quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O aroma que cura

Joana Pereira

Por que não trocar alguns comprimidos por óleos e essências? As essências aromáticas têm o poder terapêutico que pode ajudar a tratar doenças como depressão, esquimose, infecção viral, entre outras.

As essências ou óleos são produzidos por glândulas presentes na casca, caule, pétalas e na madeira de inúmeras árvores e plantas.
A aromaterapia pode ser feita de diferentes maneiras. As mais comuns são na forma de massagens, em compressas, colocando a essência na água de banho ou por inalação. Os óleos raramente são ingeridos e são mais eficazes quando inalados, pois assim agem de forma imediata no cérebro. “Apesar de ser um método natural, a aromaterapia apresenta contra-indicações. Quem for utilizar desse recurso deve estar ciente de que os óleos podem causar irritação e alergia na pele.”, explica a terapeuta Mônica Coli.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias: e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito; os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo.

Alguns exemplos de óleos e seus efeitos:

Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão
Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia
Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares
Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais
Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Fonte de juventude e felicidade




Roberta Diniz

Todos queremos a fórmula mágica para não envelhecer, mas será que ela existe? Decidida a encontrar uma solução, a médica e cientista romena Ana Aslan percebeu os incríveis efeitos da Procaína. Substância usada com anestésico pelos dentistas da época, que causava bem-estar. A partir daí Ana resolveu desenvolver sua fórmula que prometia beleza e felicidade, a Gerovital H3.
O tratamento à base de Gerovital H3, trouxe-lhe a fama e ajudou muitas personalidades famosas a cultivarem o glamour e a beleza. Entre os seus pacientes estiveram nomes famosos que vão desde as mais belas divas do cinema até aos mais ríspidos dirigentes políticos. Marilyn Monroe, Salvador Dali, Pablo Picasso, Pablo Neruda, John F. Kennedy. A empresária Rita Menezes está muito satisfeita com as injeções milagrosas, “Minha vida se transformou após o início do tratamento.Antes eu vivia cansada. Agora posso dormir às 2 da manhã que acordo às 6 com disposição. Não sei o que é gripe, não tenho dor de cabeça e minha pressão está sempre boa. A única coisa chata é a injeção.” O GH3, que nos últimos cinqüenta anos já foi usado por milhões de pessoas, dilata e limpa suavemente as artérias sanguíneas, melhorando a circulação por todas as partes do corpo. Deste modo, a substância atua não só ao nível do aspecto exterior, como também ao nível interno, proporcionando aos seus utilizadores uma vida mais ativa e, ao mesmo tempo, descontraída. Segundo a médica dermatologista, Regina Célia dos Santos, nada foi provado até agora, “Não há estudos, que comprovem nenhuma dessas virtudes. Anna Aslan nunca publicou pesquisas científicas sobre a substância. De qualquer maneira, não há indícios de que a procaína possa estimular hormônio do crescimento ou limpar artérias”.Com a sua contribuição inegável para o combate ao envelhecimento e aos problemas a ele associados, Ana Aslan foi disseminadora da modalidade de tratamento hoje chamado de Procainoterapia, que tem como base a aplicação da Procaína Benzóica Estabilizada como agente terapêutico antienvelhecimento. A procainoterapia tem efeitos benéficos na parte psíquica atuando no humor, depressão, compulsões e manias, melhorando a qualidade do sono, da memória e do rejuvenescimento da pele, reduzindo o cansaço e os estresses diários, além de aumentar a massa muscular e o vigor físico. Traz benefícios no tratamento de doenças como, Lúpus Eritematoso, acroesclerose e Escleroderma, possuindo ainda uma excelente eficácia nos processos degenerativos como artrite, artrose e osteoporose. O objetivo do tratamento, é manter as pessoas num estado físico e mental mais saudável, e permitir encarar a vida com felicidade e bom humor.

ELES TAMBÉM SE RENDEM AOS “MILAGRES” DA PLÁSTICA


Monique Azeredo

Quem pensa que cirurgia plástica é assunto exclusivo das rodas de conversa femininas, engana-se. O homem moderno tem assumido postura cada vez mais cuidadosa com a própria imagem e tem procurado corrigir “problemas” no visual. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de homens que se submetem a cirurgias estéticas aumentou de 8% para 28% nos últimos 10 anos.

O cirurgião plástico e membro titular da SBCP Charles Sá, afirma que o homem contemporâneo está tendo mais contato com sua fragilidade em relação ao tempo e diante dessa percepção se enxerga como uma pessoa que tem seus anseios e desejos. Segundo ele, o público masculino procura na cirurgia plástica um melhor bem estar, além de um meio de inserção social e profissional. “Nessa busca, o homem moderno se permite alçar vôos na seara da beleza, na seara de uma melhor aparência. Hoje a imagem fala por si só”, acrescenta Charles Sá.

Segundo especialistas, as plásticas mais requisitadas por esse novo público são lipoaspiração, cirurgia da calvície, das pálpebras e a do rejuvenescimento facial. A última é muito procurada pelos pacientes acima de 40 anos. Atualmente, o que se tem de mais moderno na cirurgia de contorno corporal, além da lipo, são as próteses peitorais, que dão mais volume a região. Há ainda outras técnicas em lançamento como as próteses de bíceps, glúteo, panturrilha e femural para aumentar a coxa. “Você pode fabricar uma pessoa. Num ponto mais crítico, a gente põe isso como a plastificação da beleza humana”, conclui o cirurgião.

Viver feliz sem carne

Victor Reis

Ainda há quem pense que a palavra "vegetariano" designe pessoas que só comem vegetais. Ledo engano. "Vegetariano" vem do latim vegetus e significa forte, vigoroso, ou seja, pessoas que querem levar uma vida mais saudável.

De acordo com o Instituto Ipsos, que levantou dados sobre hábitos alimentares, 28% da população brasileira prefere comer menos carne e o número de vegetarianos cresce todo ano. De olho nesse potencial mercado consumidor, empresas alimentícias como a Perdigão, a Sadia e até mesmo as cadeias de Fast food como Bob´s e MacDonald's lançam produtos sem carne. A venda de produtos deste tipo cresceu 15% este ano, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas.

Quem escolheu abolir a carne vermelha do cardápio afirma que o maior motivo da decisão é o respeito pela vida de outros animais, além da sensação de leveza no estômago ao se comer somente vegetais frescos e cereais. Muitos adeptos se alimentam, porém, de derivados de leite e ovos. Além disso o vegetarianismo preza pelo menor consumo de bebidas alcóolicas e cigarros.

Juliana Venturelli é especialista em Culinária Vegetariana e ensina os segredos de se manter em forma comendo de maneira mais adequada. Para ela "os fatores colaterias são ruins" quando comemos produtos industrializados e carne vermelha em excesso. Juliana lutava contra a balança e finalmente deixou de comer carne se sentindo melhor, "com alimentos naturais adquiriqui um peso equilibrado". Ela ensina, "fico atenta quando chegam os alimentos frescos no supermercado...é possivel cozinhar sem óleo, colocando os alimentos no centro ou cozinhar os alimentos em fogo baixo".

A prática do vegetarianismo está ganhando espaço e se contrapõe ao Fast food. Hoje pode-se encontrar restaurantes vegetarianos em diversas partes da cidade e produtos voltados para esta abrangente classe de pessoas que respeitam os animais e querem viver bem.

saiba mais:

Vegetarianismo

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Curando a si mesmo

Gabriel Schilling


Cada dia mais pessoas buscam a cura em terapias de origem oriental. O que haveria em comum entre esses métodos alternativos?
Segundo a professora de Yoga Magda Moraes, da academia Ananda, em Copacabana, a principal diferença entre a medicina tradicional e práticas como o Yoga e o Tai chi chuan é o fato de que estas exigem que a própria pessoa atue na melhora da saúde. A maioria das pessoas procura o Yoga por causa de dor de coluna, e sabem que a cura é em longo prazo, e que dependerá delas.

“Engolir um comprimido é uma atitude passiva. Às vezes pode ser necessário, mas isso não é tudo que a pessoa pode fazer”.
O autoconhecimento é o principal objetivo dessas terapias. A partir do trabalho com a respiração, a pessoa procura equilibrar a mente. É preciso concentração e tranqüilidade ao mesmo tempo, e isso vai ajudando a controlar o emocional da cada um. Muitas doenças, conta Magda, são de origem espiritual. Nesse sentido, o Yoga e o Tai chi chuan vão direto na raiz do problema. “São meditações em movimento, e criam uma consciência do próprio corpo que é fundamental para que haja saúde”.
Muitos têm procurado essas práticas por causa de estresse e depressão. Em vez de adotar a atitude cômoda que é recorrer para a química rápida dos remédios, essas pessoas preferem enfrentar a doença no dia a dia, conhecê-la bem, e, com seus próprios esforços, dominá-la.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Os cuidados que devemos ter com a nossa boca

fabiane ferreira


A base da formação do corpo humano é a água (70%). Só a saliva é composta em 98% pelo líquido e a baixa produção dela não se limita a causar apenas boca seca, problema conhecido como xerostomia,que é caracterizada pela baixa produção de saliva e pode causar problemas ao organismo Caso não haja tratamento, a questão pode evoluir para outras doenças.

Todas as pessoas estão suscetíveis a ter o problema, vez ou outra, principalmente nos momentos de apreensão, tristeza e estresse. De qualquer forma, há pacientes que possuem a xerostomia crônica. A secura da boca, além de incômoda, dificulta a função oral, como a fala e a mastigação.

As rachaduras que podem vir a surgir nas regiões de tecidos mais delicados propiciam o desenvolvimento de infecções. Muitas substâncias de defesa do organismo estão inseridas na saliva, portanto a ausência da mesma ajuda a baixar a imunidade do organismo explica que um dos problemas mais graves é a deteriorização do esmalte dental com uma descalcificação exagerada, fragilizando o dente.

Além disso, a primeira digestão é iniciada na boca, quando a saliva converte o amido do alimento em maltose,A secreção salivar é de tal importância que serve para umedecer e amaciar os alimentos.
A saliva atua como um veículo para os alimentos alcançarem o estômago. O fluxo salivar também protege os dentes quando remove os resíduos alimentares dos mesmos, evitando o aparecimento de cáries.

Reeducação alimentar ajuda a fumantes a deixar o vício


Joyce Cavalcante


Antes de acender o próximo cigarro, mude a alimentação. Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, certos alimentos têm o poder de melhorar ou piorar o gosto do tabaco. Dos 209 do estudo, 45% disseram que o consumo de leite, iogurte, frutas, legumes e sucos naturais diminuiu sua vontade de fumar. Por outro lado, esses mesmos participantes tinham mais desejo de acender um cigarro depois do consumo de doces, café, refrigerantes e álcool.
Para os pesquisadores, a descoberta é importante porque incentiva fumantes a adotarem hábitos alimentares saudáveis antes de tentar largar o vício e não depois, o que evita o ganho de peso comum entre os ex-fumantes, ajuda a melhorar a disposição e alivia sintomas da crise de abstinência. A nutricionista Maria Cristina Mauro, lembra que a saúde dos fumantes geralmente não é boa e que melhorar a alimentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. " A maioria dos fumantes é sedentária, ingere alimentos calóricos e abusa do café, do álcool e dos carboidratos. Além disso, consome poucas fibras, vitaminas e minerais, o que facilita o aparecimento de doenças. Mudanças nutricionais ajudam a controlar a ansiedade e recuperam o organismo, em especial o sistema respiratório."
Quem fuma há muito tempo deve aumentar a ingestão de antioxidantes como a vitamina C e o complexo B. A nutricionista Maria indica as melhores frutas e legumes para quem fuma, como o brocólis (que contém antioxidante, ajuda a recuperar o pulmão), a batata (é rica em carboidrato e diminui a ansiedade provocada pela falta do cigarro), a banana que é rica em magnésio e frutas cítricas como a goiaba, o caju e a acerola são excelentes fontes de vitamina C, que previnem o envelhecimento precoce.
Porém, as mudanças na dieta devem ser feitas aos poucos, justamente para não gerar ainda mais ansiedade. Hábitos não se transformam da noite para o dia. Transforme seu cardápio lentamente até ganhar confiança para a mudança maior, que é parar de fumar.

Atacando a celulite em casa

Michelle Assis
As causas da celulite ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a herança genética é um dos principais fatores relacionados ao surgimento dos temidos furinhos. "Outros fatores que podem estar envolvidos no aparecimento da celulite são alterações hormonais, má circulação, alimentação inadequada e o fumo", afirma a esteticista Helenir Araújo.
É preciso pegar pesado e atacar estes furinhos de todas as formas possíveis. Existem medidas que todos podem e devem praticar pela melhora da celulite e para ganhar muito mais saúde. Adote hábitos saudáveis como manter uma alimentação equilibrada, pouco calórica, rica em nutrientes, pratique exercícios físicos com regularidade. Atividades aeróbicas também são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, e quanto mais água você beber, menos líquidos as células retêm.
"Os cremes também são grandes aliados na guerra contra a celulite. Eles tornam a pele mais lisa e macia, com menos depressões e pontos de gordura localizada. Ao escolher o creme, deve-se dar preferência àqueles que têm alguns destes eficientes ingredientes no rótulo: cafeína, arnica, castanha-da-índia, centelha asiática, rutina, escina, extrato de hera. Depois, é só ter disciplina e aplicar o produto 2 vezes por dia após o banho, por pelo menos 2 meses. É recomendável esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana para intensificar a absorção do produto", alerta Helenir Araújo.