domingo, 23 de setembro de 2007

Depressão pós-parto


Carmen Cerqueira

A depressão pós-parto atinge de 8% a 15% das mulheres e tem conseqüências graves. Nas primeiras semanas após o parto a mulher pode se sentir triste, melancólica e cansada, isso é normal. Os hormônios se alteram durante essa época e muitas mulheres ficam assim. A depressão pós-parto grave pode aparecer duas semanas depois de nascer o bebê ou até um ano depois.
Segundo o psiquiatra Álvaro Mesquita, mulheres que tiveram complicações muito graves durante a gestação têm chances de ter depressão pós-parto. As que já sofreram com esse mal, numa próxima gravidez têm 70% de chance de ter novamente a depressão. “A depressão pós-parto tem que ser tratada, existem casos sérios. Após o nascimento do bebê a mulher precisa se ajustar àquela nova vida e isso às vezes é muito difícil.”
Os sintomas da “melancolia pós-parto” e da depressão pós-parto são parecidos, a diferença está no tempo em que eles afetam a mulher. Insônia ou sono em excesso, ansiedade, variações de humor, perda ou ganho de peso exageradas, pânico, falta de sentimentos pela família e pelo bebê, tristeza, tudo isso são sinais de que a mulher pode estar em depressão. “Alguns casos terminam em suicídio, se a depressão é grave a mulher ou a família devem procurar um médico”, diz Dr. Álvaro.
Em alguns casos o tratamento é feito com anti-depressivos, em outros a terapia é uma grande aliada. O mais importante nesse momento é a mulher ter um tempo para ela mesma e organizar a sua vida. Essa é uma nova fase para toda a família, o importante é manter o equilíbrio e buscar ajuda se preciso.

Nenhum comentário: