segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Reeducação alimentar ajuda a fumantes a deixar o vício


Joyce Cavalcante


Antes de acender o próximo cigarro, mude a alimentação. Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, certos alimentos têm o poder de melhorar ou piorar o gosto do tabaco. Dos 209 do estudo, 45% disseram que o consumo de leite, iogurte, frutas, legumes e sucos naturais diminuiu sua vontade de fumar. Por outro lado, esses mesmos participantes tinham mais desejo de acender um cigarro depois do consumo de doces, café, refrigerantes e álcool.
Para os pesquisadores, a descoberta é importante porque incentiva fumantes a adotarem hábitos alimentares saudáveis antes de tentar largar o vício e não depois, o que evita o ganho de peso comum entre os ex-fumantes, ajuda a melhorar a disposição e alivia sintomas da crise de abstinência. A nutricionista Maria Cristina Mauro, lembra que a saúde dos fumantes geralmente não é boa e que melhorar a alimentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. " A maioria dos fumantes é sedentária, ingere alimentos calóricos e abusa do café, do álcool e dos carboidratos. Além disso, consome poucas fibras, vitaminas e minerais, o que facilita o aparecimento de doenças. Mudanças nutricionais ajudam a controlar a ansiedade e recuperam o organismo, em especial o sistema respiratório."
Quem fuma há muito tempo deve aumentar a ingestão de antioxidantes como a vitamina C e o complexo B. A nutricionista Maria indica as melhores frutas e legumes para quem fuma, como o brocólis (que contém antioxidante, ajuda a recuperar o pulmão), a batata (é rica em carboidrato e diminui a ansiedade provocada pela falta do cigarro), a banana que é rica em magnésio e frutas cítricas como a goiaba, o caju e a acerola são excelentes fontes de vitamina C, que previnem o envelhecimento precoce.
Porém, as mudanças na dieta devem ser feitas aos poucos, justamente para não gerar ainda mais ansiedade. Hábitos não se transformam da noite para o dia. Transforme seu cardápio lentamente até ganhar confiança para a mudança maior, que é parar de fumar.

Nenhum comentário: