quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A importância da amamentação

Michelle Assis
A amamentação nos primeiros meses e até os dois anos de vida do bebê é fundamental. O aleitamento também faz muito bem para o emocional da mãe, já que as tensões e ansiedade são liberadas e as carências emotivas supridas durante a amamentação. O leite materno é um alimento mais forte do que qualquer outro tipo de leite. Ele auxilia no fortalecimento do organismo do bebê, tornando-o imune a muitas doenças.
“O leite da mãe, nos primeiros meses de vida da criança é fundamental para evitar os mais variados tipos de doenças, como alergias, diabetes, sarampo, bronquite e até mesmo alguns tipos de câncer” , afirma a pediatra Sandra Helena, e acrescenta ainda que o leite fornecido pela mãe é rico em enzimas e nutrientes que estimulam a fabricação de anticorpos no organismo infantil. Além disto, a amamentação natural pode auxiliar bastante no desenvolvimento do raciocínio da criança.
Enquanto a mãe amamenta, o volume de seu útero diminui, fazendo com que o risco de hemorragia depois do parto seja menor. Mulheres que amamentam são menos propensas a anemia, doenças ósseas, câncer de mama e nos ovários. A médica alerta para outra vantagem da amamentação: “Mais um aspecto positivo do aleitamento, é que ele torna mais fácil a perda dos quilos a mais adquiridos durante a gravidez”.

Nenhum comentário: