segunda-feira, 17 de setembro de 2007

GH: O hormônio do rejuvenescimento


Joana Ramalho

Quem não quer retardar o envelhecimento? O remédio vendido como “fonte da juventude”, o GH, hormônio do crescimento promete isso e muito mais. O GH tem sido uma das descobertas mais promissoras no campo da medicina do rejuvenescimento. Todos os hormônios testados até agora tiveram resultados importantes, mas o GH atua de uma forma decisiva no processo de degeneração de tecidos.

O GH é a versão sintética do hormônio do crescimento humano, que naturalmente é produzido na hipófise, uma glândula na parte inferior do cérebro, sua produção natural atinge o pico na adolescência, fase em que a pessoa cresce mais. Com o tempo a produção desse hormônio vai reduzindo, aos 60 anos a pessoa produz em média 1/3 do hormônio que produzia com 20. O intuito do GH é repor esses 30% de hormônio perdidos com o tempo. E essa mudança não acontece só em números, o hormônio do crescimento promete pele bonita, rejuvenescimento, menos gordura e tudo isso sem muito esforço.

Pessoas insatisfeitas com a barriga saliente, os pés-de-galinha em torno dos olhos ou cabelos quebradiços se lançam na aventura hormonal. Estrelas do cinema já descobriram o hormônio, entre as celebridades americanas estão, a atriz Goldie Hawn, que aos 53 anos está super bem conservada e o ator Nick Nolte que ainda é considerado galã aos 59 anos de idade.

O GH dá resultados mas nenhum médico ou cientista conhece os efeitos adversos do medicamento quando usado por períodos longos. “É perigoso tomar um hormônio para efeitos estéticos sem o conhecimento dos efeitos colaterais quando usado em pessoas normais.” Diz o cardiologista Geraldo Ramalho.

Nenhum comentário: