segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Emagreça fazendo faxina em casa


Joyce Cavalcante


Se você foge das tarefas domésticas, saiba que elas são ótimos exercícios físicos. Isso mesmo: uma sessão de faxina queima tantas calorias quanto uma aula comum em academia. Ela não substitui o treino diário, mas serve como um complemento para ajudar o processo de emagrecimento.
A explicação é simples. Todos os movimentos realizados no dia-a-dia promovem a perda de calorias, portanto, quanto mais você se mexer, mais irá emagrecer, especialmente se a tarefa for realizada sem interrupção por no mínimo trinta minutos e em ritmo acelerado. E dependendo do movimento realizado, os músculos são fortalecidos.
Se você anda sem tempo ou dinheiro para ir à academia, capriche na limpeza e ganhe novas formas. Além disso, ter a casa limpa oferece bem-estar. Dê uma folga para a faxineira, coloque uma música legal e entre na faxina. Limpe janelas, portas, esfregue paredes, lave o chão, a louça, tire o pó, troque a roupa de cama, passe aspirador, varra o chão e etc.
A educadora Física Bruna Vasconcellos revelou dicas pra ajudar nas tarefas:
“ Como uma academia, o resultado depende do empenho do aluno. Portanto: use roupas confortáveis e alongue-se antes e depois das tarefas, mantenha a postura ereta e o abdômen contraído.Evite deixar o peso em uma perna só e lembre-se sempre de flexionar os joelhos para não sobrecarregar a coluna.”


Veja a tabela que equivale a trinta minutos realizando as seguintes atividades:


Limpar janelas - 120 kcal
Esfregar paredes - 150 kcal
Lavar o chão - 180 kcal
Tirar o pó - 120 kcal
Varrer o chão - 180 kcal
Passar aspirador - 180 kcalLavar louça - 160 kcal

Nenhum comentário: