segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Viver feliz sem carne

Victor Reis

Ainda há quem pense que a palavra "vegetariano" designe pessoas que só comem vegetais. Ledo engano. "Vegetariano" vem do latim vegetus e significa forte, vigoroso, ou seja, pessoas que querem levar uma vida mais saudável.

De acordo com o Instituto Ipsos, que levantou dados sobre hábitos alimentares, 28% da população brasileira prefere comer menos carne e o número de vegetarianos cresce todo ano. De olho nesse potencial mercado consumidor, empresas alimentícias como a Perdigão, a Sadia e até mesmo as cadeias de Fast food como Bob´s e MacDonald's lançam produtos sem carne. A venda de produtos deste tipo cresceu 15% este ano, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas.

Quem escolheu abolir a carne vermelha do cardápio afirma que o maior motivo da decisão é o respeito pela vida de outros animais, além da sensação de leveza no estômago ao se comer somente vegetais frescos e cereais. Muitos adeptos se alimentam, porém, de derivados de leite e ovos. Além disso o vegetarianismo preza pelo menor consumo de bebidas alcóolicas e cigarros.

Juliana Venturelli é especialista em Culinária Vegetariana e ensina os segredos de se manter em forma comendo de maneira mais adequada. Para ela "os fatores colaterias são ruins" quando comemos produtos industrializados e carne vermelha em excesso. Juliana lutava contra a balança e finalmente deixou de comer carne se sentindo melhor, "com alimentos naturais adquiriqui um peso equilibrado". Ela ensina, "fico atenta quando chegam os alimentos frescos no supermercado...é possivel cozinhar sem óleo, colocando os alimentos no centro ou cozinhar os alimentos em fogo baixo".

A prática do vegetarianismo está ganhando espaço e se contrapõe ao Fast food. Hoje pode-se encontrar restaurantes vegetarianos em diversas partes da cidade e produtos voltados para esta abrangente classe de pessoas que respeitam os animais e querem viver bem.

saiba mais:

Vegetarianismo

Nenhum comentário: