quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O aroma que cura

Joana Pereira

Por que não trocar alguns comprimidos por óleos e essências? As essências aromáticas têm o poder terapêutico que pode ajudar a tratar doenças como depressão, esquimose, infecção viral, entre outras.

As essências ou óleos são produzidos por glândulas presentes na casca, caule, pétalas e na madeira de inúmeras árvores e plantas.
A aromaterapia pode ser feita de diferentes maneiras. As mais comuns são na forma de massagens, em compressas, colocando a essência na água de banho ou por inalação. Os óleos raramente são ingeridos e são mais eficazes quando inalados, pois assim agem de forma imediata no cérebro. “Apesar de ser um método natural, a aromaterapia apresenta contra-indicações. Quem for utilizar desse recurso deve estar ciente de que os óleos podem causar irritação e alergia na pele.”, explica a terapeuta Mônica Coli.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias: e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito; os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo.

Alguns exemplos de óleos e seus efeitos:

Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão
Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia
Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares
Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais
Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses

Nenhum comentário: