segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Como prevenir e cuidar das espinhas

Michelle Assis
O que promove o aparecimento da espinha é o hormônio masculino androgênio. Tanto as mulheres como os homens têm esse hormônio. “Uma das coisas que esse hormônio faz é produzir mais sebo que entope os folículos. Isso é um prato cheio para a acne”, afirma a dermatologista Cíntia Ferreira. As espinhas e cravos dependem de diversos fatores, a própria hereditariedade é um deles.
“Todos podem cuidar da limpeza do rosto de maneira simples. Mesmo as pessoas quem têm o rosto lisinho podem aderir a esses cuidados para prevenir. O ideal é usar um sabonete neutro três vezes ao dia. Quem possui uma pele muito oleosa, deve lavar o rosto com sabonetes à base de enxofre encontrado em qualquer supermercado”, completa a dermatologista.
Uma vez por semana, deve-se usar um sabonete cremoso com sílica ou polietileno, esta é a famosa esfoliação. Para quem já tem acne, deve-se usar mais de uma vez por semana. Segundo Cíntia Ferreira, a loção de limpeza ou loção tônica é uma maneira mais tecnológica de fazer uma limpeza profunda.
“Uma ótima que eu posso dar é quando a acne estiver muito "irritada", preparar um chá de camomila sem açúcar e fazer uma compressa, a camomila funciona como calmante", afirma a dermatologista.
As pessoas que possuem pele com cravos, espinhas, nódulos, cistos e cicatrizes precisam ter acompanhamento médico e, geralmente, são indicados medicamentos via oral.

Nenhum comentário: