segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Os cuidados que devemos ter com a nossa boca

fabiane ferreira


A base da formação do corpo humano é a água (70%). Só a saliva é composta em 98% pelo líquido e a baixa produção dela não se limita a causar apenas boca seca, problema conhecido como xerostomia,que é caracterizada pela baixa produção de saliva e pode causar problemas ao organismo Caso não haja tratamento, a questão pode evoluir para outras doenças.

Todas as pessoas estão suscetíveis a ter o problema, vez ou outra, principalmente nos momentos de apreensão, tristeza e estresse. De qualquer forma, há pacientes que possuem a xerostomia crônica. A secura da boca, além de incômoda, dificulta a função oral, como a fala e a mastigação.

As rachaduras que podem vir a surgir nas regiões de tecidos mais delicados propiciam o desenvolvimento de infecções. Muitas substâncias de defesa do organismo estão inseridas na saliva, portanto a ausência da mesma ajuda a baixar a imunidade do organismo explica que um dos problemas mais graves é a deteriorização do esmalte dental com uma descalcificação exagerada, fragilizando o dente.

Além disso, a primeira digestão é iniciada na boca, quando a saliva converte o amido do alimento em maltose,A secreção salivar é de tal importância que serve para umedecer e amaciar os alimentos.
A saliva atua como um veículo para os alimentos alcançarem o estômago. O fluxo salivar também protege os dentes quando remove os resíduos alimentares dos mesmos, evitando o aparecimento de cáries.

Nenhum comentário: