terça-feira, 18 de setembro de 2007

natação para bebês


Fabiane ferreira

Os pais de hoje em dia mesmo aqueles de primeira viagem sabem que fazer exercícios físicos desde a infância é importante. O difícil é saber quando começar e qual atividade escolher para as crianças.
A natação é uma das mais importantes,existem muitas academias que dão aulas para bebês.
O professor de educação física André Guedes diz que os bebês normalmente aprendem a mergulhar e logo depois a nadar com muita facilidade, a temperatura da água tem que estar na medida certa.
Todo bebê tem um atrativo natural pela água já que, enquanto feto, permaneceu todo o tempo da gravidez dentro do útero da mãe,Por esse motivo, a água não é estranho à criança.
Outra característica apontada pelo professor é o "reflexo de glote" que a criança possui até cerca de 10 meses. Por esse reflexo, o bebê evita a entrada de água na boca. Os principais benefícios da natação, segundo o professor, são os relacionados à saúde. A atividade ajuda no desenvolvimento muscular e na coordenação motora, além de prevenir ou colaborar no tratamento de doenças respiratórias.
A principal razão que leva os pais a matricular os bebês em aulas de natação é a prevenção a acidentes em piscinas domésticas ou de clubes.
É uma forma de tentar garantir o auto-salvamento da criança,André costuma dar aulas para bebês a partir dos três meses, em grupos de dez e com a participação dos pais. Crianças com deficiências física ou mental também podem participar das aulas, com a adaptação necessária de acordo com a deficiência.
As aulas de natação costumam ser o primeiro contato dos bebês com o meio social,eles crescem achando normal ter um amiguinho que tem, por exemplo, síndrome de Down, destaca o professor.
Há Outro problema comum em bebês é a alergia a cloro, No entanto, as academias estão começando a usar cloro orgânico ou sal no tratamento das piscinas, o que evita reações alérgicas.

Nenhum comentário: