sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Não entre na faca

Rodrigo Abreu

A cirurgia de redução de estômago é sem dúvida uma das mais conhecidas no combate a obesidade mórbida, mas poucos sabem que existe uma técnica conhecida como Balão Intra-Gástrico, uma alternativa na redução de peso.
Este tratamento é temporário, podendo ser usado por no máximo 6 meses, nos pacientes super-obesos que precisam perder peso no período pré-operatório, otimizando a sua recuperação no pós-operatório. O tratamento também tem outras utilizações. Segundo o Dr. Flávio Cunha, da clínica Pro Video que fica no Centro Medico do Barra Shopping, na Zona Oeste "O tratamento também pode ser utilizado nos pacientes com um risco cirúrgico proibitivo para a cirurgia ou nos pacientes que não são candidatos a cirurgia e que necessitam perder peso". Esse tratamento é para ser utilizado com uma dieta supervisionada, associada a um programa de mudança de hábitos de vida. O balão é colocado por endoscopia e o procedimento dura em média 30 minutos.
Outra opção futura e ainda em estudos é o marca-passo gástrico, tal dispositivo ainda não esta disponível no Brasil, mas trabalhos mostram bons resultados em curto prazo, ficando a perda de peso em torno de 30% do seu excesso.

Balão Intra-Gástrico - O que é?
Uma alternativa ao tratamento cirúrgico e clínico da obesidade é o método endoscópico da colocação de um balão intra-gástrico (dentro do estômago). Por meio de endoscopia coloca-se um balão de silicone com cerca de 600ml de líquido dentro do estômago. Em nenhum lugar do mundo, essa técnica é utilizada como método definitivo de tratamento da obesidade mórbida já que sua utilização é temporária.

Como funciona?
Em virtude da presença do balão no estômago, é necessário menor quantidade de comida para que o indivíduo sinta saciedade.

Vantagens:
Não necessita de cirurgia nem anestesia, resultando em recuperação muito rápida. Em caso de desconforto severo pode ser prontamente retirado. Pode servir como uma experiência para o paciente que tem dúvida de como se comportaria com uma cirurgia.

Desvantagens:
Não é um método recomendado como tratamento definitivo da obesidade mórbida, pois tem duração de tratamento de seis meses, tempo após o qual precisa ser obrigatoriamente removido. Geralmente esse período não é suficiente para que o indivíduo emagreça a quantidade que deseja. Pode ser aplicado como alternativa para reduzir o risco das cirurgias e preparo para o procedimento já que, com a redução do peso haverá também melhora das comorbidades. Estimativa de emagrecimento de 10% a 15% do peso. É preciso ter acompanhamento constante do médico pois o organismo pode rejeitar o balão, causando problemas seriíssimos de saúde.

Nenhum comentário: