segunda-feira, 31 de março de 2008

"Musculação expressa" promete boa forma para quem não tem tempo a perder

Anne Rocha

Para aquelas que passam horas dentro de uma academia, soa utópico falar que exercícios
três vezes por semana, executados durante 30 minutos, sejam eficazes para quem quer se manter
em forma. Mas a chamada "musculação expressa" tem vencido a desconfiança do público feminino
e se tornado uma alternativa viável para aquelas que tem pouco tempo e muita vontade de cuidar da saúde. Estudos realizados por cientistas da Baylor University (EUA), comandados pelo Dr. Richard Kreider - membro do American College Of Sport Medicine - comprovaram que a técnica ajuda as mulheres a ganhar resistência muscular e
capacidade aeróbica, perder peso, aumentar sua densidade óssea e acelerar o metabolismo. Baseadas nesses estudos, academias que oferecem
esse programa de condicionamento físico viraram febre nos Estados Unidos e já conquistaram centenas de adeptas no Brasil desde 2003 - quando foi inaugurada o primeiro estabelecimento desse tipo no país.

Tendo, atualmente, mais de 190 unidades espalhadas por
vários estados brasileiros e cerca de 10.000 pelo mundo, a Curves é a referência quando se trata de "musculação expressa". A receita do sucesso de seu sistema alia eficácia com simplicidade: as alunas fazem aquecimento, exercícios cardiovasculares, de fortalecimento muscular, resfriamento e alongamento.
Permanecem 30 segundos em cada exercício ou aparelho - tempo suficiente para realizar de 18 a 22 repetições. Nos 40 segundos seguintes, a pessoa corre e caminha na esteira ou pedala e depois
muda novamente de estação, sempre seguindo o cronômetro implacável das instrutoras. No total, são oito aparelhos de musculação que trabalham todos os grupos musculares. O lugar é um verdadeiro "clube da luluzinha", com tons de rosa na decoração, música agradável, ausência de espelhos, funcionárias sempre sorridentes e aparelhos hidráulicos projetados exclusivamente para não sobre carregar as articulações femininas, sem pesos, anilhas ou pinos para configurar.
Dona de uma franquia da Curves, Paula Lemos dá sua versão para a grande aceitação do método. "Além de muitas mulheres levarem em consideração o fator tempo, há também a inibição. Existem aquelas que têm vergonha de malhar em academias comuns, ao lado de corpos sarados e habituados a rotina de malhação pesada. Aqui elas encontram aconchego, sentem-se à vontade e as professoras
são proibidas de pressionar as alunas".

Exercícios que pudesse encaixar no seu dia-a-dia corrido era justamente o que buscava a auxiliar administrativa Márcia Sá. "Trabalho no Centro do Rio e minhas 2h de almoço são divididas entre a academia, um bom banho e uma saladinha leve. Volto revigorada ao escritório e sinto que estou muito mais durinha", afirma ela entre risos, que é praticante de "musculação expressa" há mais de seis meses. Mas nem todas as mulheres se sentem satisfeitas com o esquema de trabalho das academias de 30 minutos. Dulce Campos, aposentada, fez aulas experimentais durante duas semanas, mas não se adaptou. "Enjooei de ficar sempre nos mesmos aparelhos, rodando naquele circuito. As outras alunas conversavam o tempo todo, eu não conseguia me concentrar. Não quis continuar, percebi que aquilo não era mesmo para mim". Hoje, Dulce faz aulas de ginástica localizada em uma academia convencional. Outra crítica feita às academias expressas é de que elas seriam um lugar freqüentado só por mulheres mais velhas, fato negado pela professora da Curves Gávea, Juliana Duarte. "Isso é uma besteira, puro preconceito. Tenho alunas de todas as idades, de pré-adolescentes a senhoras. E todas participam das atividades propostas em diferentes intensidades, de acordo com a avaliação física de cada uma, e convivem muito bem", esclarece ela.
Elogios e queixas à parte, a verdade é que, se executados em conjunto com uma dieta balanceada e disciplina, exercícios de curta duração podem fazer muito para melhoria da qualidade de vida e saúde da mulher. O fisiatra Welligton Macedo vai além e afirma que eles ajudam a prevenir osteoporose, diminuir dores e artrite, alivia depressão, melhora auto-estima e combate o mau colesterol. Porém, adverte: " Como toda atividade física, deve ser feito mediante o respeito das necessidades e limitações de cada praticante, bem como acompanhamento de profissionais de Educação Física". Dessa maneira, não há contra-indicações para idosos, crianças, obesos ou cardíacos.

Confira outras academias que oferecem programas de exercícios em 30 minutos:

- Contours Express (assim como a Curves, é originária dos EUA);
- Viva Fitness (academia brasileira, por enquanto só possui filiais em São Paulo);
- Formas Femininas (fundada em 2007 pela ex-BBB Grazi Massafera);
- Citrus Gym (franquia latinoamericana, atende a homens e mulheres).

Volta para o Correio da Manhã

Plantas medicinais, solução contra cólicas e Tpm

Aline Ingrid

A medicina tradicional possui drogas potentes para aliviar os sintomas das cólicas menstruais e da TPM. Entretanto muitas mulheres têm evitado o uso desses hormônios sintéticos, por causa do risco de câncer ginecológico que esses hormônios podem causar com uso prolongado. Devido a isso, medicina complementar tem sido constantemente procurada por pacientes que buscam aliviar esses sintomas.O fitoterapeuta André Resende cita algumas plantas medicinais que são empregadas no tratamento de cólicas menstruais e da Tpm:
"Uma delas, de largo uso no Brasil, chama-se 'agoniada' (Himatanthus lancifolius), cujas cascas são usadas em forma de chá e funcionam como poderoso antiespasmódico, relaxando o útero e reduzindo as cólicas", revela.

De acordo com o fitoterapeuta outra planta consagrada para problemas menstruais é a 'Angélica chinesa', (Angélica sinensis) chamada por alguns de 'dong quai'. Ela possui uma ação analgésica, antiespasmódica. Do Oriente vem ainda uma fórmula (Shakuyaku kanzo to), que combina alcaçuz chinesa (Glycyrrhiza uralensis) e peônia branca (Paeonia albiflora), ambas com efeito antiinflamatório e analgésico.

Além disso, árvore da castidade (Vitex agnus-castus), que é comum no Brasil possui frutos e folhas de onde se faz um extrato que tem excelente eficiência para reduzir a tensão pré-menstrual. Quatro estudos clínicos apontaram o extrato de Vitex como eficiente em reduzir os sintomas da TPM, e os ensaios farmacológicos mostraram que sua forma de agir é evitando que a hipófise aumente muito o LH e o FSH, os hormônios que estimulam os ovários. O óleo da planta prímula também é muito rico em ácidos graxos essenciais (como ômega 3 e ômega 6) e pode ser utilizado para aliviar os sintomas da TPM. Para saber mais sobre poder de cura das plantas medicinais acesse:



Volta para o blog principal



Shiatsu, equilíbrio para a mente e aliado para a saúde

Rafaela Teles

“Uma
terapia que combina elevação de energia do corpo e da mente com auxílio na cura de doenças” é esta a definição da engenheira Marisa Lopes, 61 anos, para o Shiatsu, terapia a que se submete há quase dez anos. E ela está bem informada: entre os benefícios comprovados da técnica - já aceita pelo Ministério da Saúde do Japão - para o corpo estão o combate à insônia, cefaléia e dores de coluna.

De origem oriental, o
shiatsu consiste em uma massagem terapêutica, na qual o massagista, executando técnicas como percussão, fricção e pressão com os dedos polegares e palmas das mãos sobre determinados pontos do corpo do paciente, considerados fluxos de energias vitais, pode lhe proporcionar, não apenas as sensações de alívio e relaxamento, como também melhora para algumas doenças.

De acordo com o massoterapeuta, Clóvis Tavares, há quatro anos, especializado em shiatsu, as boas conseqüêcias da terapia, para o corpo se devem primeiramente ao
equilíbrio energético. “Como bom integrante da medicina oriental, o shiatsu tem como objetivo principal estabilizar as energias vitais do organismo, uma vez estabilizadas estas energias, o corpo se sente em condições de combater as doenças e a mente, mais confiante” explica Clóvis, que acrescenta à lista de benefícios da massagem, a melhora na circulação sangüínea, na respiração e o rejuvenescimento.O tempo ideal de duração para uma sessão de shiatsu é de aproximadamente uma hora e qualquer pessoa pode fazer. “As restrições ficam apenas para gestantes, pessoas com osteoporose ou varizes, nas quais a massagem deve ser realizada com um pouco mais de cuidado” enfatiza Clóvis.

Sites relacionados:
CDOF
Minha Vida
Copacaba runners
Sensiart

Voltar ao blog principal





Diminua as rugas com botox

Manoela Cabral


Um grande número de pessoas está recebendo injeções de botox para ganhar uma aparência mais jovem. Várias mulheres e homens estão tomando injeções que fazem as rugas desaparecerem. Inicialmente desenvolvida para tratar problemas relacionados à hiperatividade muscular localizada, especialmente ao redor dos olhos, a toxina botulínica tipo A tem sido empregada no tratamento de diversos tipos de alterações localizadas. Sua segurança e eficácia nesse tipo de tratamento já foram validadas por diversos estudos clínicos bem desenhados.

O botox é aplicado da seguinte maneira: A toxina botulínica é a substância causadora do botulismo (doença que paralisa a musculatura do corpo). Utilizada em pequenas doses, porém, não é capaz de desencadear a doença, mas sim corrigir alterações relacionadas à contração muscular em determinados locais do corpo.

A aplicação do Botox é feita com agulhas finas no múscula da área a ser corrigida e não requer anestesia. "É mais procurada para eliminar ou amenizar as rugas em torno dos olhos, os pés de galinha e as rugas entre as sobrancelhas", explica o dermatologista Rodolpho Barata. Normalmente são feitas três aplicações entre as sobrancelhas e três na parte externa da cada olho (no local correspondente aos pés de galinha).

Além das indicações estéticas, quem sofre com o excesso de suor pode ganhar alívio. "Como inibe a transpiração, é muito usado nas palmas das mãos, plantas dos pés e axilas para inibir a transpiração excessiva por cerca de cinco meses", revela Dr Rodolpho. Saiba Mais ...


http://www.naturale.med.br/botox.htm
http://www.copacabanarunners.net/botox.html
http://www.copacabanarunners.net/botox.html
http://botox.dreamhosters.com/o-que-e.php

Volta para blog principal

segunda-feira, 24 de março de 2008

Pilates:Entre nessa onda!

Valentina Rodrigues

Pilates é um método de exercício e relaxamento desenvolvido por Joseph H. Pilates,visando a conscientização corporal e controle motor.
Pilates acredita no principio de que os músculos devem ser fortes e flexíveis por isso através de seus exercícios ocorrre o fortalecimento dos músculos fracos,alongamento da musculatura encurtada e aumento da mobilidade das articulações.
Tudo isso ocorre na prática de movimentos fluentes,feitos com muita calma e equilíbrio para evitar o estresse.A coluna deve ficar o tempo todo alinhada para melhorar a postura global de cada um.
Desse modo,a força,tonificação e alongamento são trabalhados de dentro pra fora do corpo,tornando mais forte e harmonioso.As aulas são únicas e não há desgaste físico,o que permite que o pilates seja praticado por qualquer pesssoa de qualquer idade.
Apesar dos exercícios suaves e lentos ,os resultados são rápidos e duradouros ,o que é muito vantajoso para quem não gosta de freqüentar academias.
Existem academias especializadas somente em Pilates,uma delas é a FisiPilates,onde a professora Ìsis Franco oferece aulas diariamente. “Qualquer pessoa de10 á 100 anos pode praticar Pilates,mesmo com um condicionamento físico fraco.”afirma Ìsis.
Além dos benefícios físicos ,o Pilates também aumenta resistência mental,promove relaxamento ,trabalha respiração e alivia o estresse.

Para saber mais entre no site :www.cdof.com.br/pilates.htm - 14k

Sucos naturais, fonte de saúde e beleza para pele


Manoela Cabral

Alguns especialistas recomendam matar a sede com suco de brócolis, alface, couve, salsinha, erva-doce e espinafre. Eles alegam que um belo copo de suco verde, cheio de clorofila, pode fortificar o sistema imunológico, ajudar no tratamento de anemia, eliminar toxinas, limpar o intestino e até evitar várias doenças.

Os alimentos puros também suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo o sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará se preocupar com ele. A nutricionista Lysanka Marinheiro, aconselha tomar sucos sem açúcar e comer bastante frutas, legumes e verduras: “seja frugívora quando comer e vegetariano quando beber”.Isto porque, as frutas são digeridas mais facilmente do que os legumes e as verduras. Os legumes e verduras são mais pesados e demoram mais a serem assimilados pelo organismo. Por isso quando se toma um suco de legumes o corpo tende a absorver imediatamente as partículas alimentícias, assegurando para o organismo 100% das principais vitaminas e minerais e dos nutrientes.

A clorofila, por exemplo, age como desintoxicante e anti-bacteriano, limpando todo o organismo das impurezas e toxinas. O suco de clorofila ou suco verde deve ser preparado a partir de vegetais frescos e orgânicos e tomado pela manhã em jejum.
Para saber mais sobre o poder dos sucos naturais acesse:


http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1091
http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/sucos_naturais_otimos_aliados_na_saude_do_seu_filho.htm
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=819

Voltar para o blog principal

Jogue suas tranças!

Rafaela Teles

A queda capilar é algo de que muitas mulheres têm se queixado Este problema pode decorrer dos mais diversos fatores, como estresse, perda hormonal durante a gravidez ou até mesmo certos medicamentos. No entanto existem outras coisas, como tintura inadequada , excesso de químicas e até mesmo a maneira de pentear, que também podem prejudicar o crescimento normal dos cabelos e estimular a queda.

Segundo a cabeleireira Betânia Mendes, é preciso uma pequena análise dos fios na hora de aplicar a coloração. “Não tem como negar, a maioria dos produtos para coloração são compostos de amônia e nem todos os cabelos reagem bem à substância. Por isso antes de colorir, temos que observar os fios para aplicarmos um produto com nível de amônia compatível com o tipo de cabelo”. Betânia afirma ainda que para cabelos quebradiços e secos é muito importante submetê-los a hidratação após o processo de coloração.

Dona de longos cabelos lisos, a estudante de marketing Pâmela Benac, 21 anos é uma das que se desesperam com a perda dos fios. “Geralmente, após a lavagem, ele caem muito ficando presos entre os dentes do pente na hora de desembaraçá-los” reclama. Por este motivo é desaconselhável o uso do pente. “Eu sempre recomendo às clientes que usem a escova no formato ‘raquete’ ao invés do pente, pois ele agride muito ao cabelo, sendo responsável não só pela queda, como também pela quebra dos fios” sugere a cabelereira. E para quem sofre com o pouco volume dos fios, Betânia dá a dica: “Existem cortes que podem trazer um aspecto volumoso aos cabelos, um dos mais utilizados é o degradê”.

Leia mais em:
http://www.cabeloslindos.com.br/
http://www.hairbrasil.com/noticias/noticia_835.html
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4644&ReturnCatID=666
http://www.bolsademulher.com/beleza/materia/be-a-ba_dos_saloes/1828/1

Voltar ao blog principal

Fim da linha para as olheiras

Fabiana Rocha

Uma das queixas mais freqüentes em clínicas dermatológicas e estéticas é com relação à área dos olhos. Além de ser a primeira a mostrar sinais de envelhecimento também é a área que demanda maiores cuidados por apresentar uma pele fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos. E exatamente o acúmulo extra de melanina, pigmento que da cor à pele, e de vasinhos na região dos olhos que caracterizam as famosas olheiras.

As causas são variadas. De acordo com a dermatologista Dr Fabienne Assumpção de Faria é importante diagnosticar e estudar cada caso para avaliar o melhor tratamento. "A olheira pode estar associada ao aumento da melanina local, a alterações vasculares e plexos de vasos superficiais aumentados, história familiar, doenças sistêmicas associadas, como diabetes, e hábitos de vida, como insônia, fumo e uso de bebidas cafeinadas".

Os tratamentos geralmente são lentos e demandam uma boa dose de dedicação. Os cremes despigmentantes devem ser usados todos os dias à noite e levam substâncias clareadoras como a hidroquinona, ácido kojico e arbutim. Os ácidos retinóico e glicólico também são bastante usados nesse sentido. Os hidratantes para os olhos devem ser à base de vitamina C, E ou K1. Até os tratamentos mais modernos e mais caros, como o laser e a luz pulsada, não levam menos do que cinco sessões, uma vez a cada quinze dias.

Seguindo o tratamento corretamente, é possível melhorar bastante o aspecto das olheiras, mas dificilmente se livrar delas. O jeito é usar corretivo para camuflar o tom arroxeado que compromete tanto a aparência. Mas tome cuidado: a maquiagem deve ser bem aplicada para não causar efeito contrário. Confira aqui algumas dicas para prevenir e tratar as olheiras.

Voltar para o Correio da Manhã

Dicas para prevenir e tratar as olheiras

Durma bem – Tente dormir pelo menos 8 horas por dia. Vale tomar chá de camomila ou suco de maracujá antes de deitar, pois são calmantes naturais.

Faça exercícios regularmente – A atividade física ajuda a combater o estresse e melhora a circulação do corpo todo. A regra também vale para a alimentação. Uma dieta saudável é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo.

Compressa de chá de camomila – Prepare o chá mais concentrado e coloque no freezer. Faça compressa nos olhos com o próprio saquinho do chá por 10 minutos. O ideal é ficar deitado com a cabeça elevada. A camomila tem efeito calmante. Rodelas de pepino geladas também funcionam.

Hidrate – Use diariamente cremes à base de vitamina C, E ou K1, que também ajudam a clarear as olheiras.

Cremes clareadores – São cremes manipulados com substâncias despigmentantes. Normalmente as concentrações iniciais dessas substâncias são baixas para que a pele possa se acostumar. Os resultados começam a aparecer depois de um mês.

Laser – O laser age sobre as olheiras explodindo os pigmentos de melanina e tratando os vasos dilatados. Além disso, também estimula a produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele. O tratamento não é recomendado para quem te pele morena, pois pode deixar manchas. O laser mais usado para tratar as olheiras é o Quantum.

Massagens – Faça massagens em formas circulares na região dos olhos para aumentar a irrigação no local. Funciona como uma drenagem linfática.

Filtro solar – Também ajuda a diminuir as olheiras porque impede a pigmentação da melanina provocada pela exposição ao sol. Óculos escuros também ajudam a proteger a região.

Consulte um dermatologista – É importante procurar um profissional para avaliar cada caso e prescrever a melhor fórmula. Além disso, quase sempre os cremes manipulados são mais baratos.


Voltar para o blog principal

domingo, 23 de março de 2008

Yoga

O Tai Chi é bom pra saúde

Valentina Rodrigues

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de “neijia” . Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
De acordo com pesquisas médicas recentes foi comprovado que o Tai Chi Chuan traz benefícios á saúde e a mente.Quando se concentra para praticar os exercícios você faz com que a mente e os músculos relaxem, promovendo a flexibilidade.È uma meditação em movimento.
O Tai Chi é freqüentemente prescrito como um tratamento, a um grande número de doenças e condições dolorosas. Se você tiver uma artrite, por exemplo, o Tai Chi será o seu melhor exercício para alongamentos, pois ele promove a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade.Se você tem câncer, o Tai Chi é ideal porque ele melhora a sua capacidade aeróbica e estimula o sistema imunológico sem prejudicar os radicais livres. Se você sofre do coração, praticando Tai Chi regularmente, não apenas a pressão sangüínea irá se regularizar, mas também, você irá perder peso, e eliminar sentimentos negativos, tais como raiva, frustração e depressão as quais podem desencadear um ataque do coração.Os movimentos são simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exigem habilidades especiais e podem ser executados em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor,afirma Mariana Rodrigues,professora de Tai chi.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Yoga, uma filosofia de vida

Manoela Cabral

Yoga é um exercício de origem indiana que tem como objetivo o auto conhecimento e equilibrar mente, corpo e saúde, reduz a ansiedade, e segundo os especialistas, até estimula o sistema endócrino. É um exercício ideal para homens e mulheres de todas as idades, desde crianças até idosos sejam magros ou obesos.

Também é ideal para mulheres grávidas, pois ajuda das seguintes maneiras: alivio das dores e indisposições da gravidez, aumento da força e resistência para o trabalho de parto, melhoramento da postura, melhor sustento dos órgãos pélvicos, melhoramento da tonicidade muscular, melhora da digestão, diminuição dos inchaços, melhora da circulação, diminuição das cãibras nas pernas, recuperação pós-parto mais rápida, melhor equilíbrio, melhora imagem de si e auto-estima. As posições desse exercício se adaptam facilmente com as necessidades de quem pratica, justamente por trabalhar com os joelhos e ombros relaxados, os praticantes tem uma resistência maior a contusões.

A yoga também é ideal para aquecimento e relaxamento dos músculos. È uma prática bem versátil que não necessita de um lugar especial para ser praticado, basta um pouco de espaço para esticar o colchonete. Ajuda a melhorar a performance em outras atividades. Por exemplo, ao fazer um discurso a pessoa se sente mais relaxado, forte e calmo. Se você pratica esporte, ajuda você a se concentrar, relaxar músculos e colocar força somente onde é necessário, afirma Anne Rocha.

A professora Lívia Oliveira diz que o yoga pode beneficiar os seus sentidos, fazendo com que você observe melhor as paisagens, perceber melhor o gosto dos alimentos, as cores, ajuda no sistema endócrino e na ansiedade.



Saiba mais...

http://www.angelfire.com/ab6/om/beneficios.html
http://estrelaguia.com.br/bin/pg_dinamica.php?id_pag=396
http://plasticaebeleza.terra.com.br/44/fitness/yoga.htm
http://boaforma.abril.uol.com.br/edicoes/194/fechado/Fitness/conteudo_47.shtml


Dicas para celulite e estrias

Manoela Cabral

Ter uma pele bonita e hidratada é a vontade da maioria das mulheres, mas para atingir esse objetivo é necessário alguns cuidados. Nesta semana temos a participação do dermatologista Rodolpho Barata com dicas de como lidar com celulite e estrias.

A celulite é causada pela falta de oxigênio das células de gordura. Se a circulação do sangue não está boa, nada entra ou sai das células como deveria. No caso das células de gordura, é como se "sem ar" elas fossem enrijecendo e juntando-se umas às outras.

DICA: para combater a nossa inimiga nº 1. Ele aconselha tomar bastante chá de Centelha Asiática e na hora de comprar produtos estéticos como cremes para combater a celulite os dar preferência aos que possuem componentes a base de cafeína, pois a cafeína é um ingrediente que estimula a lipólise, isto é, estimula a transformação da energia acumulada na forma de gordura, prevenindo a celulite.




Já as estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e latina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças não escapam das estrias. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e bumbum.

DICA: Para combater as estrias, O Dr Rodolpho aconselha controlar o peso (evitando variações, aquele efeito sanfona) e usar cremes contendo ácido retinóico, glicólico, vitamina C e regeneradores celulares. Além disso, também existem tratamentos que são melhores para estrias recentes (vermelhas). Podem ser: luz pulsada, laser, radiofreqüência, microdermoabrasão com cristais, intradermoterapia, peelings e carboxiterapia.

Tentação saudável

Rafaela Teles

Começar uma dieta é muito simples, basta querer. No entanto, conseguir mantê-la, nem sempre é uma tarefa fácil para todos. O que fazer quando surgir aquela incontrolável vontade de comer uma boa guloseima, por exemplo?
A nutricionista Eliza Biazzi, afirma que o segredo é preparar sobremesas, a base de frutas e mel. “A importância nutricional das frutas é indiscutível, principalmente as cítricas como o abacaxi e a laranja, que cotêm um alto valor energético, em razão da vitamina C presente”. Além desta propriedade, a nutricionista destaca a função destas frutas para bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico.
Quanto ao mel, se engana quem pensa que sua função na cozinha, é apenas a de adoçar os alimentos. “O mel possui antioxidantes que ajudam a combater doenças como reumatismo, infecções decorrente de ferimentos e até o câncer” resume a doutora Elisa, que também faz questão de ressaltar que o mel faz bem, mas em quantidades suficientes. Confira a seguir uma receita recomendada pela doutora Eliza, para você que quer apreciar uma boa sobremesa, sem abrir mão de um cardápio saudável:

Doce de abacaxi com mel
Ingredientes
1 abacaxi cortadinho
1 xícara de mel
1 coco ralado
Leve o abacaxi para cozinhar com o mel. Quando o caldo estiver encorpado, já secando, junte o coco, mexa com colher de pau. Retire do fogo e estenda no mármore até esfriar. Faça bolinhas com pedacinhos de massa, enfeite com uma uva passa preta, cada uma. Se desejar, espalhe fatias de abacaxi sobre a calda de mel com o coco ralado.


A Yoga pode mudar sua vida


Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. O Yoga (pronuncie Yôga, com ô fechado) , figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união,pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional.
O que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do dia a dia.O Yoga também é indicado para depressão,Síndrome do Pânico,transtorno de ansiedade,tensão pré-menstrual entre outros.
De acordo com a professora Fabiana Azevedo o Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa independente da idade.-“A única coisa que você precisa para praticar o yoga é empenho e disciplina”.Fabiana acredita que a yoga pode trazer muitos benefícios á saúde.-“Já tive alunas que chegaram aqui super deprimidas e conseguiram recuperar a alegria de viver praticando o Yoga”,afirma Fabiana.
Os efeitos do Yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal. Esses efeitos dependem da regularidade com que você pratica. Embora levem alguns meses para você sentir alguma diferença, esses benefícios lhe acompanharão por toda a vida.



Escova catiônica coloca a fisica a favor dos cabelos




Aline Ingrid

Cabelos danificados agora podem ser tratados com cátions, na
prática, esses íons positivos do sistema catiônico reduzem o frizz, ou seja, colocam os cabelos rebeldes no lugar.

Embora o nome sugira um tratamento para alisar os fios, como as escovas progressivas, o objetivo da Escova Catiônica, segundo o cabeleireiro Evandro Dias, do salão Werner Coiffeur, é hidratar os fios e deixá-los mais fortes, por isso este tratamento com cátions é indicado, principalmente, para mulheres que fazem muita escova, prancha ou baby liss nos cabelos.
“Na verdade, qualquer pessoa pode fazer porque não existem contra-indicações, mas são nos fios indisciplinados e ressecados que vemos os melhores resultados do processo, que hidrata, proporcionando brilho e maciez, disciplinando e tirando o aspecto áspero e seco dos fios”, garante Evandro.

De acordo com o cabeleireiro a Escova Catiônica deve ser aplicada a cada quinze dias nas três primeiras vezes. “Depois destas primeiras aplicações, os cabelos ficam mais resistentes e hidratados, então, dá para aumentar o intervalo para um mês e continuar obtendo os mesmos resultados”.
O procedimento de aplicação da Escova Catiônica demora cerca de 30 minutos. Quer saber mais sobre a escova catiônica então acesse:


www.wernercoiffeur.com.br/lancamentos.htm
www.maisquebeleza.kit.net/escova-cationica.htm
beleza.br101.org/escova-cationica.html
cristianaarcangeli.terra.com.br/site/beleza

msn.bolsademulher.com/forum/beleza

Volta para o blog principal



Reiki, um Aliado contra o Estresse


Fabiana Rocha

O estresse é uma doença silenciosa e já atinge 70% das pessoas economicamente ativas no Brasil. O dado alarmante foi calculado pela ISMA (International Stress Management Association), órgão que avalia o estresse no mundo. Os sintomas começam com dores de cabeça, insônia, medo, ansiedade e chegam a causar depressão, problemas cardíacos e síndrome do pânico. De acordo com a Dr Eliane G. Costa, farmacêutica e terapeuta holística do Instituto de Fisioterapia e Terapias Alternativas (IFITAL), o Reiki é indicado para o tratamento desse mal da vida moderna, pois diminui bastante o nível de cortisol, hormônio ligado ao estresse.

O Reiki, palavra japonesa que significa energia vital e universal, é uma técnica milenar que promete harmonizar a saúde física, emocional, mental e espiritual. Através da imposição das mãos, o terapeuta canaliza a energia existente no universo para pontos desequilibrados do paciente ativando o funcionamento das glândulas, dos órgãos e dos sistemas nervoso e imunológico.“A maioria das doenças são psicossomáticas, o próprio paciente desenvolve patologias onde há bloqueio de fluxo de energia”, garante a Dr Eliane. O Reiki também pode ser usado para complementar outros tratamentos médicos porque não tem contra-indicações.

O representante comercial Mauro Mattos faz tratamento com o Reiki há quatro meses e garante que a terapia traz bons resultados. “Estou dormindo melhor e diminui pela metade a quantidade de cigarros”. Para saber se você está estressado faça o teste disponível na página do Isma Brasil, no link Sobre o Estresse.


Voltar para o Correio da Manhã

Xô preguiça!

Rafaela Teles

Atualmente, poucas pessoas têm tempo para freqüentar academias. “Faço faculdade em tempo integral e quando chego em casa, a última coisa que quero é estar na academia, mesmo sabendo que preciso me exercitar” desabafa a carioca Priscila Dionnel, de 25 anos. Assim, como a estudante, muita gente assume um estilo de vida cada vez mais sedentário pela falta de tempo.

Para você que se enquadra neste grupo, aqui vão alguns exercícios físicos para fazer rapidamente e sem sair de casa. “O tempo mínimo necessário para realizar atividades físicas é de trinta minutos por dia” recomenda Luis Marcate, professor de educação física da rede pública estadual, que indicou os exercícios a seguir, para quem está pensando em deixar de lado a preguiça:

Alongamentos
Pernas: mantenha uma postura ereta, apoie uma das mãos na parede e flexione a perna direita de maneira que seu calcanhar encoste no glúteo. Mantenha a posição por quinze segundos e depois faça o mesmo com a outra perna. Braços: flexione o braço direito para trás da cabeça de maneira que a palma de sua mão direita encoste no ombro esquerdo.Mantenha a mesma posição por quinze segundos e faça o mesmo com o outro braço.

Abdômen
Deite no chão sobre uma esteira, flexione as pernas e leve os braços estendidos para trás da cabeça. Eleve o tronco mantendo a posição (braços e pernas devem continuar imóveis). Repita o movimento 20 vezes.Lembrete: Não deixe de combinar os exercícios com uma alimentação saudável.Você verá que os resultados serão excelentes!

Leia mais em: http://www.minhavida.com.br/

http://www.alongamentos.com/
http://www.abdominais.com/


Voltar ao blog principal





Hlpa, a nova solução contra gordura localizada

Aline Ingrid

Existem muitos caminhos para eliminar a gordura localizada, o mais conhecido é a lipoaspiração convencional, entretanto uma nova técnica chamada HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa) promete eliminar essas gordurinhas de maneira rápida, fazendo com quem o (a) paciente retorne à vida normal em apenas 24 horas. Isto pode parecer um sonho para muitas pessoas, mas com o avanço da tecnologia e da ciência já se tornou possível.Esta nova técnica foi criada por brasileiros, Drs. Alexander Gomes de Azevedo (especialista em nutrologia e estética médica) e Luis Oliveira (Cirurgião Plástico). A Hlpa surgiu da associação de duas técnicas da área médica para tratamento da gordura localizada, a Lipoplastia (micro-lipoaspiração) e Hidrolipoclasia Ultra-sônica.O procedimento é simples com anestesia local é injetada uma solução de soro fisiológico e anestésico na região a ser tratada e a seguir é aplicado ultra-som. As células de gordura absorvem o soro e rompem-se, tornando a gordura liquefeita, que é facilmente aspirada pelo cirurgião com cânulas muito finas.A aplicação é muito rápida, demora cerca de uma hora, sendo 20 minutos para a aplicação do soro, 20 minutos para o ultra-som e os últimos 20 para a retirada da gordura. Com a nova técnica, o paciente pode fazer o procedimento na hora do almoço e voltar a trabalhar.Como não há necessidade de anestesia geral e internação hospitalar, o valor da Hlpa é acessível, se comparado ao deu uma lipoaspiração convencional.Outra vantagem dessa técnica é a recuperação imediata e dor mínima, pois o anestésico é aplicado junto do soro.
Saiba mais sobre Hlpa acessando:
http://www.hlpa.com.br/
http://www.hlpa.org.uk/
www.rioartderm.com.br/rioartderm/scripts/resultados.asp
www.plasticaparcelada.com.br/antesdepois.htm

Volta para o blog principal

segunda-feira, 10 de março de 2008

O perigo do consumo indiscriminado de suplementos nutricionais em academias

A indicação de suplementos alimentares feita em consultórios de especialistas é uma grande aliada no melhora da performance de praticantes de atividades físicas de alta intensidade. Esses produtos são destinados a complementar a dieta normal tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Entretanto, num mundo que existe exesso de culto ao corpo, há um uso indiscriminado e perigoso desses
suplementos entre os frequentadores de academias de musculação.

Uso indicriminado pode causar efeitos colaterais não perigosos para a saúde

O desejo de chegar ao verão com o corpo bonito e os músculos bem torneados, além de lotar as academias, faz com que muitas pessoas acabem optando pela maneira mais rápida – e, muitas vezes, a mais perigosa – de entrar em forma: os suplementos alimentares e vitamínicos. As conseqüências para quem usa esses produtos sem a orientação de um médico ou nutricionista
incluem desde problemas nos rins e no fígado, até a hipertensão e alterações na libido. Eles causam uma mudança do metabolismo, o que pode levar a um desgaste dos órgãos e gerar várias doenças. Toda alimentação e prescrição têm que ser individualizadas. O grande problema é a autoprescrição ou a indicação feita por pessoas não preparadas. Apesar dos riscos, quem convive no ambiente das academias sabe que essa é uma prática comum. Muitos profissionais de academias indicam suplementos e até aplicam anabolizantes. Os suplementos alimentares só são necessários em casos específicos de pessoas em recuperação de alguma doença ou de problemas
com o metabolismo do organismo. "Se a alimentação for equilibrada e balanceada – com grãos, frutas, cereais, verduras, proteínas de origem animal e massas -, com todos os elementos que o organismo precisa, ela já está completa e os suplementos
não são necessários. Eles só são indicados para corrigir um problema de doença ou no caso de alguns atletas, para repor calorias perdidas no exercício que executam profissionalmente" - explica a nutricionista Claudia Mauro, da academia Forma Total, localizada em Botafogo, Zona Sul do Rio. Na internet, há diversos fóruns de discussão e de trocas de informações sobre o uso de suplementos alimentares e anabolizantes. Muita gente que decide usar um desses produtos com base em experiências de outras pessoas acabam correndo riscos. Os minerais, por exemplo, se ingeridos em quantidade excessiva, provocam uma sobrecarga renal. O resultado são doenças renais e até mesmo hipertensão. Já as proteínas em excesso podem prejudicar os rins.


Leia mais:

Tipos de suplementos

conheça os mais utilizados tipos de suplementos

Os suplementos saõ divididos em várias categorias: repositores energéticos, hipercalóricos, hiperproteicos,aminoácidos, repositores hidroeletrolíticos e vitamínico-minerais.A utilização desses suplementos tem resultado positivo quando é feita na dose certa e sob prescrição médica.Um dos suplementos mais utilizados hoje em dia é a creatina que é um suplemento anabólico, isto é, uma substância de origem sintética, que estimula o crescimento de massa muscular, e que tem se tornado muito popular nos dois últimos anos.


Trata-se de uma substância encontrada naturalmente no nosso organismo e que consiste na combinação de três aminoácidos — arginina, glicina e metionina. Ela ajuda a fornecer a energia utilizada para movimentar os músculos, particularmente os movimentos mais rápidos e súbitos (típicos da maioria dos esportes). Segundo o professor de Educaçao Física, Mário Carvalho, "Cerca de 95% da creatina do organismo encontra-se nos músculos esqueléticos, e o restante está distribuído especialmente no coração, no cérebro e nos testículos. A alimentação é a principal fonte da creatina, que passa facilmente do trato digestivo para a circulação sangüínea." Ele diz ainda que "a suplementação de creatina melhora a performance dos atletas em exercícios de alta intensidade e proporciona aumento de músculos".


A L-carnitina é o aminoácido mais famoso e um dos suplementos mais utilizados por aqueles que querem diminuir o percentual de gordura com o mínimo de esforço e sem restrições alimentares. A L-carnitina é comercializada isoladamente ou adicionada a produtos que prometem "queimar" a gordura, daí a expressão do inglês "fat burner" ("queimador de gordura").

Leia Mais:

Produtos Proibidos

Os produtos proibídos ainda são muito utilizados por causarem efeito bem mais rápido e visível.

O Ministério da Saúde só permite a venda de suplementos com o objetivo de nutrir, ou seja, como complementação da dieta alimentar. Um grande exemplo de produto proibído é o Rippid Fuel, muito consumido até o ano passado, quando sua comercialização foi proibida.
O suplemento era vendido com a promessa de acelerar o metabolismo, definir músculos e provocar emagrecimento, tudo isso sem contra-indicações e efeitos colaterais. Foi retirado das prateleiras.Outro componente presente em grande parte dos produtos proibídos para comercialização é a efedrina, encontrada principalmente em produtos para emagrecimento.
A efedrina causa a perda de peso rápida, porem causa problemas sérios como hipertensão, taquicardia, doenças do fígado e até a morte.Os hormônios anabolizantes são ingeridos via oral ou por ingeção. Resultados: aumento da massa muscular. São os mais perigosos para o organismo, causam lesões nos ligamentos dos musculos, atrofia testicular e esterelidade, masculinização - agravamento da voz, crescimento anormal dos pêlos e aumento de tamanho do clitoris (irreversível nas mulheres) - e ginecomastia ( formação de tecido mamário no homem).

Drenagem linfática – a mais versátil aliada da saúde e beleza da mulher

Pamela Medawar

Que mulher nunca sonhou em obter um corpo mais saudável e bonito sem precisar fazer exercícios físicos? A drenagem Linfática é uma ótima saída para as preguiçosas e um ótimo complemento para aquelas que topam qualquer parada. Com a função principal de estimular a circulação linfática, ela ajuda o corpo a eliminar toxinas e nutrir os tecidos.


A drenagem linfática é uma técnica de massagem popular recomendada notratamento de celulite, edema, espasmos musculares, etc. Ela ajuda a desobstruir e limpar o sistema linfático. Algumas alterações no organismo podem diminuir ou interromper a circulação de linfa pelo nosso corpo, provocando a estagnação das impurezas em algumas regiões do corpo.

Tendo como resultado, inchaços e dores podem aparecer. A massagem ajuda a melhorar a oxigenação das células, a circulação sanguínea eeliminação de toxinas. No tratamento da celulite, a massagem busca acabar com a estagnação da linfa nas células de gordura, responsável pelo acúmulo de celulite. Na estética, a drenagem linfática é sem dúvida um método eficaz paraprevenir a celulite e a gordura localizada. Ao reduzir a retenção de líquidos e eliminar toxinas, ataca na raiz as causas desses dois fantasmas da beleza feminina.

Nos casos em que a celulite e gordura localizada já apareceram, o tratamento é normalmente indicado como coadjuvante de outras terapias ou em parceria com o uso de cremes de tratamento, potencializando os efeitos positivos. De acordo com a Fisioterapeuta Carla Regina, da Dermato Funcional e RPG LTDA, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a drenagem linfática manual e indicada quando, o paciente possui-Edemas pós-operatórios e pós-traumáticos, tratamento ou prevenção de diversos distúrbios, seqüelas ou patologias, entre outros. O mesmo sendo contra – indicados casos de tumores, manchas, gânglios doloridos, inflamação, entre outros.


Leia mais:
Olha lá, hein!

O sistema linfático

O sistema linfático

O sistema linfático serve como via secundária de acesso do corpo humano por onde os líquidos localizados entre os tecidos são devolvidos ao sangue. As funções do sistema linfático se baseiam no retorno de líquido entre os tecidos e principalmente de proteínas à circulação, além de importantes funções imunológicas e absorção de lipídeos.

Uma das funções do sistema linfático é coletar e retornar esta fluido para o sistema circulatório, via vasos linfáticos. Quando este fluido está dentro do sistema linfático ele é chamado de linfa. Além de drenar o excesso de linfa, os capilares do sistema linfático também transportam alguns resíduos assim como células mortas existente entre os tecidos, organismos patogênicos no caso de infecções e células malignas durante o crescimento do câncer.

A linfa é colocada em movimento pelos mesmos movimentos de massagem que fazem o sangue circular no sistema venoso. A grande diferença é que o sistema por onde o sangue circula possui uma “bomba”, o coração, que faz que este circule. Já no sistema linfático não existe esta “bomba”, para que a linfa possa circular como o sangue; para que a linfa se movimente dentro do sistema linfático ela deve ser estimulada por movimentos dos tecidos e dos órgãos do corpo. Existem órgãos linfáticos tais como as amígdalas, a glândula timo e o baço (que entre outras coisas produz linfócitos, filtra o sangue e armazena células sanguíneas). Estes órgãos produzem leucócitos que ajudam o organismo a combater as infecções.


Olha lá, hein!


As indicações da drenagem linfática tem-se ampliado, mas as sessões nem sempre são realizadas de um modo correto. Para que não haja imprevistos, é importante o conhecimento da anatomia e do funcionamento do sistema linfático, bem como da correta indicação de tratamento. No caso da drenagem linfática, o menor problema é o tratamento não surtir efeito. “Se a massagem for feita com força, com vigor, lesa os vasos linfáticos, causa dor e pode gerar hematomas”, diz a esteticista Fabiane Souza, da Academia Easy Fit, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Atualmente é comum profissionais realizarem a drenagem linfática em condições precárias, em salões de cabeleireiros, academias e clínicas de estética, e sem supervisão de profissionais da área médica. A fisioterapeuta Carla Regina afirma que antes de começar qualquer tratamento, é necessário que se verifique as condições do lugar e principalmente ter referências do profissional. Além da estética, a saúde da pessoa também está envolvida. Segundo Carla, profissionais especializados para trabalhar com esses tipos de tratamento são os dermatologistas, fisioterapeutas e esteticistas.


“Não se deve levar na brincadeira, não é por que é feito com massagem, que parece simples, que não pode dar errado!” Quando o tratamento é feito por uma pessoa sem formação, além de não ser satisfatório, o paciente pode ser iludido com falsas promessas de resultados fora da realidade. “A drenagem linfática médica é indispensável no tratamento da celulite. Mas ela precisa ser combinada a outros métodos para que o tratamento surta o efeito esperado”, explica Fabiane Souza. “O profissional tem que ter um amplo conhecimento da área para poder desenvolver novas pesquisas e sempre se inteirar de novos tratamentos”, afirma Carla.


Salada, de coadjuvante a protagonista


Fabiana Rocha
Pesquisas comprovam que comer salada antes das refeições ajuda as pessoas a irem com menos “sede ao pote” na hora do prato principal. Uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e publicada no Journal of American Association concluiu que esse hábito aumenta a saciedade e reduz em até 12% o total de calorias ingeridas.

Mas o que acontece com aqueles que ficam só na salada? Será que estão se alimentando corretamente? “Uma salada, para funcionar como prato único deve incorporar diferentes tipos de hortaliças, pois são as principais fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de compostos bioativos e representantes dos três grupos que fornecem energia ao organismo: carboidratos, proteínas e gorduras”, afirma a nutricionista Ana Luisa Faller.

Os carboidratos estão presentes nos doces e açúcares em geral, farinhas como de trigo e milho, arroz, massas, batata e aipim. As proteínas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal como carnes de boi, frango, peixe e outros animais, nas leguminosas como os feijões e em menor quantidade em sementes e oleaginosas. Já as gorduras são encontradas em alimentos como margarina, óleos vegetais e azeite, e em também no leite e derivados integrais, todos os tipos de carne e as oleaginosas. Preterir alimentos de um desses três grupos pode causar sérios danos ao organismo.

“O risco imediato é que ocorram carências nutricionais que futuramente podem levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer”, alerta a clínica-geral Alexandra R. Silveira. A boa notícia é quem está de dieta pode montar uma salada super saudável e com poucas calorias. Aproveite as
sugestões de receitas da nutricionista Ana Luisa Faller e crie a sua.

Voltar para o blog principal

Receitas saudáveis

Receitas de saladas:

Salada de Cevada e Atum com Molho de Limão (5 porções)
Ingredientes:
Salada
2 xic.
grão de cevadinha cozidos
2/3 xíc. Aipo em cubos
1/3 xíc. Tomates picados
2/3 xíc. Pepinos em cubos
1/3-1/2 xíc. Cebola roxa picada
2 latas de atum em água
Molho
4 col. Sopa de suco de limão
1 col. Sopa de azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta a gosto

1. Misture todos os ingredientes da salada em um recipiente.
2. Separadamente misture os ingredientes do molho antes de regar a salada.
3. Mantenha no refrigerador até o momento de servir.

Calorias por porção: 180Kcal
Carboidratos: 21,3g
Proteínas: 13,6g
Lipídeos: 4,5g
Fibras: 3,0g

Salada de Massa à Italiana (5 porções)
Ingredientes:
2 xic. de massa curta (parafuso, penne, gravatinha, etc)
4 ½ xíc. Brócolis (pode ser congelado)
2 xíc. Grão de bico
1 xíc. Cenoura ralada
½ xíc. de tomate seco, escorrido e picado

Cozinhe a massa conforme as intruções na embalagem e pouco antes do final do cozimento (uns 2 minutos) adicione o brócolis.
Escorra bem e reserve.
Misture a massa escorrida com os demais ingredientes.
Tempere a gosto e deixe na geladeira para esfriar até o momento de servir.

Calorias por porção: 331Kcal
Carboidratos: 57,3g
Proteínas: 12,0g
Lipídeos: 6,0g
Fibras: 6,3g

Opções de substituição - O atum pode ser susbtituido por frango defumado (já tem pronto no mercado sendo necessário somente desfiá-lo), ovo cozido ou queijos magros. Já a cevada pode ser substituída por grão de bico, feijão fradinho, arroz integral, milho... Dentro do mesmo grupo de nutrientes você pode trocar por aquilo que quiser e gostar. Não esquecendo de sempre incluir diferentes tipos de hortaliças.

Receita Rápida
Tenha em casa um pacote de folhas verdes já higienizadas e utilize como base da sua salada. Rale cenoura, corte uns tomates em cubos, e qualquer outro vegetal que você goste e seja fácil de preparar o consumir cru. Como fonte de carboidratos você pode usar grão de bico em lata ou milho em lata, de forma que é só abrir a embalagem. E como fonte de proteína atum em lata na água, queijos magros como minas ou cottage, ovo cozido picadinho... Aí é só ter criatividade e ir alternando os ingredientes.


Cuidados na hora de lavar verduras e legumes
Primeiramente, as folhas devem ser selecionadas, separando-se aquelas que apresentam manchas, ou pequenos buracos (sinal que algum bichinho, como caramujo ou lesma comeu). Depois de selecionadas, devem ser lavadas uma a uma em água corrente com cuidado, retirando com as mãos as sujidades maiores (como terra, caramujos, outros bichinhos. Por fim as folhas devem ser deixadas de molho em solução clorada específica para higienização de hortaliças (como um Clor In, por exemplo) ou em último caso em solução caseira de água sanitária (ATENÇÃO à concentração! Para 1 litro de água são apenas 10mL de água sanitária própria para uso em alimentos (sem odor) ou seja 1 colher de sopa rasinha). Deixe de molho nessa solução por 15 minutos e depois lave bem sob água corrente.


Voltar para o blog principal