segunda-feira, 10 de março de 2008

O sistema linfático

O sistema linfático serve como via secundária de acesso do corpo humano por onde os líquidos localizados entre os tecidos são devolvidos ao sangue. As funções do sistema linfático se baseiam no retorno de líquido entre os tecidos e principalmente de proteínas à circulação, além de importantes funções imunológicas e absorção de lipídeos.

Uma das funções do sistema linfático é coletar e retornar esta fluido para o sistema circulatório, via vasos linfáticos. Quando este fluido está dentro do sistema linfático ele é chamado de linfa. Além de drenar o excesso de linfa, os capilares do sistema linfático também transportam alguns resíduos assim como células mortas existente entre os tecidos, organismos patogênicos no caso de infecções e células malignas durante o crescimento do câncer.

A linfa é colocada em movimento pelos mesmos movimentos de massagem que fazem o sangue circular no sistema venoso. A grande diferença é que o sistema por onde o sangue circula possui uma “bomba”, o coração, que faz que este circule. Já no sistema linfático não existe esta “bomba”, para que a linfa possa circular como o sangue; para que a linfa se movimente dentro do sistema linfático ela deve ser estimulada por movimentos dos tecidos e dos órgãos do corpo. Existem órgãos linfáticos tais como as amígdalas, a glândula timo e o baço (que entre outras coisas produz linfócitos, filtra o sangue e armazena células sanguíneas). Estes órgãos produzem leucócitos que ajudam o organismo a combater as infecções.


Um comentário:

Lucas disse...

Justo o que eu procurava sobre drenagem linfatica bh. Obrigada!