segunda-feira, 31 de março de 2008

Plantas medicinais, solução contra cólicas e Tpm

Aline Ingrid

A medicina tradicional possui drogas potentes para aliviar os sintomas das cólicas menstruais e da TPM. Entretanto muitas mulheres têm evitado o uso desses hormônios sintéticos, por causa do risco de câncer ginecológico que esses hormônios podem causar com uso prolongado. Devido a isso, medicina complementar tem sido constantemente procurada por pacientes que buscam aliviar esses sintomas.O fitoterapeuta André Resende cita algumas plantas medicinais que são empregadas no tratamento de cólicas menstruais e da Tpm:
"Uma delas, de largo uso no Brasil, chama-se 'agoniada' (Himatanthus lancifolius), cujas cascas são usadas em forma de chá e funcionam como poderoso antiespasmódico, relaxando o útero e reduzindo as cólicas", revela.

De acordo com o fitoterapeuta outra planta consagrada para problemas menstruais é a 'Angélica chinesa', (Angélica sinensis) chamada por alguns de 'dong quai'. Ela possui uma ação analgésica, antiespasmódica. Do Oriente vem ainda uma fórmula (Shakuyaku kanzo to), que combina alcaçuz chinesa (Glycyrrhiza uralensis) e peônia branca (Paeonia albiflora), ambas com efeito antiinflamatório e analgésico.

Além disso, árvore da castidade (Vitex agnus-castus), que é comum no Brasil possui frutos e folhas de onde se faz um extrato que tem excelente eficiência para reduzir a tensão pré-menstrual. Quatro estudos clínicos apontaram o extrato de Vitex como eficiente em reduzir os sintomas da TPM, e os ensaios farmacológicos mostraram que sua forma de agir é evitando que a hipófise aumente muito o LH e o FSH, os hormônios que estimulam os ovários. O óleo da planta prímula também é muito rico em ácidos graxos essenciais (como ômega 3 e ômega 6) e pode ser utilizado para aliviar os sintomas da TPM. Para saber mais sobre poder de cura das plantas medicinais acesse:



Volta para o blog principal



Nenhum comentário: