segunda-feira, 31 de março de 2008

Shiatsu, equilíbrio para a mente e aliado para a saúde

Rafaela Teles

“Uma
terapia que combina elevação de energia do corpo e da mente com auxílio na cura de doenças” é esta a definição da engenheira Marisa Lopes, 61 anos, para o Shiatsu, terapia a que se submete há quase dez anos. E ela está bem informada: entre os benefícios comprovados da técnica - já aceita pelo Ministério da Saúde do Japão - para o corpo estão o combate à insônia, cefaléia e dores de coluna.

De origem oriental, o
shiatsu consiste em uma massagem terapêutica, na qual o massagista, executando técnicas como percussão, fricção e pressão com os dedos polegares e palmas das mãos sobre determinados pontos do corpo do paciente, considerados fluxos de energias vitais, pode lhe proporcionar, não apenas as sensações de alívio e relaxamento, como também melhora para algumas doenças.

De acordo com o massoterapeuta, Clóvis Tavares, há quatro anos, especializado em shiatsu, as boas conseqüêcias da terapia, para o corpo se devem primeiramente ao
equilíbrio energético. “Como bom integrante da medicina oriental, o shiatsu tem como objetivo principal estabilizar as energias vitais do organismo, uma vez estabilizadas estas energias, o corpo se sente em condições de combater as doenças e a mente, mais confiante” explica Clóvis, que acrescenta à lista de benefícios da massagem, a melhora na circulação sangüínea, na respiração e o rejuvenescimento.O tempo ideal de duração para uma sessão de shiatsu é de aproximadamente uma hora e qualquer pessoa pode fazer. “As restrições ficam apenas para gestantes, pessoas com osteoporose ou varizes, nas quais a massagem deve ser realizada com um pouco mais de cuidado” enfatiza Clóvis.

Sites relacionados:
CDOF
Minha Vida
Copacaba runners
Sensiart

Voltar ao blog principal





Nenhum comentário: