segunda-feira, 19 de maio de 2008

Xô celulite!

Aline Ingrid

Você não é a única que sofre quando chega na frente do espelho e se depara com aquele monte de furinhos antiestéticos que cismam em tomar conta das suas pernas e bumbum. A celulite é um dos fatores que mais preocupam as mulheres nos dias de hoje e atinge tanto as cheinhas quanto as mais magras. Por isso, não adianta só fazer dieta para tentar combater a inimiga, é preciso descobrir a causa de problema.

Denominada cientificamente de Lipodistrofia Ginóide (LDG), a celulite é desencadeada por fatores hormonais (excesso de estrogênio) associados a fatores endógenos e exógenos, como circulação deficiente, hábitos alimentares inadequados, herança genética, consumo de álcool e cigarros, sedentarismo, etc.

Como se caracteriza pela retenção de líquidos e toxinas no corpo, a principal forma de tratar a celulite é através de tratamentos estéticos ou uso de aparelhos específicos. Entretanto, todos os tratamentos escolhidos devem ser associados a princípios ativos que estimulem a circulação e o retorno venoso. Um desses princípios é a planta medicinal centelha asiática (hydrocotyle asiática) que ativa o metabolismo geral do organismo. Esta planta também é amplamente usada na medicina Ayurvédica, onde é conhecida como brahmi.

A fitoterapeuta Bianca Ribeiro, da Clínica Fisiobelle, no Rio de Janeiro explica que a centelha asiática normaliza a produção de colágeno e melhora a circulação sanguínea. Por apresentar ação vaso protetora, auxilia no tratamento da celulite e no combate de gordura localizada em nível de abdome, quadris, coxas, joelhos e tornozelos.

Também é muito indicada para terapias de emagrecimento e tratamento da pele. Bianca Ribeiro revela ainda que, mesmo sendo uma planta medicinal aparentemente inofensiva, a centelha asiática tem contra-indicações.“Mulheres grávidas e lactantes não devem tomar. Pessoas com gastrite, úlcera, insuficiência renal ou hepática também não”. E alerta que a centelha asiática ajuda a combater a celulite, mas não faz milagres!"A centella ajuda a prevenir, e não a eliminar o problema", explica Bianca. Se desejar saber mais detalhes sobre a centelha asiática acesse:

www.fitoterapicos.info/centelha-asiatica

www.temperosedoces.com.br/ervas.htm

www.saudenainternet.com.br/portal_saude/centelha-asiatica-para-combater-a-celulite.php

www.medicinageriatrica.com.br/2007/12/05/saude-geriatria/centella-asiatica/

www.corpoperfeito.com.br/subcategoria/?sb=centella_asiatica

Volta para o
blog principal

Nenhum comentário: