segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dance no ritmo da saúde

Rafaela Teles

Será que é possível manter o corpo em forma se divertindo? É claro que sim, e de uma maneira bem simples: ponha uma boa música para tocar, chame alguns amigos, escolha seu parceiro e comece a dançar. Poucas pessoas sabem, mais a dança de salão é uma atividade muito boa e recomendada pelos médicos para aqueles que simplesmente querem ficar em dia com a balança ou que sofrem de doenças articulares.

A professora Maria Aparecida Gama, 59, freqüentadora assídua das aulas, que o diga: “Sempre tive muitas dores no joelho, devido a um acidente que sofri. Faço fisioterapia há muitos anos, e agora além disto, meu ortopedista me indicou a dança. Estou achando bem melhor”. O marido Camilo Archer,61, que faz aulas com Maria, complementa: “ A gente sai daqui mais leve, sabe? A dança acaba com a ansiedade, deixa a gente mais extrovertido, é muito bom”.

Os benefícios da dança vão muito além. Segundo a professora de dança e educação física, Marta Brenandt, que há 6 anos dá aulas em uma academia na zona sul do Rio, a dança de salão, não só torna as pessoas mais comunicativas e sociáveis, como também combate sérios problemas de saúde. “Os movimentos melhoram a circulação sangüínea, auxiliam o sistema respiratório e à postura” explica. Para os interessados, Marta completa: “É claro que a dança também dá uma ajudinha na queima de calorias, mas sozinha não faz milagres, tem que fechar a boca também” brinca.

Está enganado que pensa que a dança de salão é atividade exclusiva da terceira idade. Pessoas de todas as faixas etárias podem iniciar. “A dança é muito democrática, permite todas as idades e ritmos. Aqui o pessoal dança de tudo: salsa, bolero, tango, sem preconceitos” garante Marta.

Leia mais no sites:

Porta voz
Revista Veja
Xenicare
UOL
Passos e compassos

Voltar ao blog principal

Nenhum comentário: