segunda-feira, 12 de maio de 2008

Salada de frutas ou salada com frutas?


Aline Ingrid

A saladas ganham cada vez mais importância no cardápio diário, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável. E o melhor é que é possível montar um prato diferente a cada dia. As saladas podem virar uma grande mistura de hortaliças, legumes e verduras, e as mais sofisticadas incluem também as frutas.

As
frutas são fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e compostos bioativos que ajudam a manter uma vida saudável. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de, no mínimo, quatrocentos gramas de frutas, verduras e hortaliças frescas por dia.

Segundo a nutricionista Patrícia Araújo Duarte, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, incluir saladas nas refeições diárias é uma ótima dica para quem pretende realmente emagrecer e se sentir bem. Patrícia explica que as saladas podem ser pratos interessantes, se a pessoa souber trabalhar as
cores e as formas das verduras, legumes e frutas – raladas, em rodelas ou em cubos.

O acréscimo de frutas, dependendo da escolha, dá um certo charme às saladas, mas a especialista alerta para a escolha adequada dos alimentos. “Abacate é muito calórico e gorduroso. Manga aumenta o índice glicêmico e, embora abacaxi e melancia tenham grande quantidade de água, contêm muito açúcar. A dica é incluir frutas de forma moderada”, diz Patrícia.

A nutricionista revela também algumas dicas importantes para a utilização de frutas nas saladas convencionais. “Quem utilizar frutas que se oxidam com o contato do ar (maçã, pêra, banana), deve salpicar suco de limão para que elas não fiquem pretas. Além disso, acrescente também: cereais, frutos secos e passas, que deixam a salada ainda mais saudável e de fácil digestão”.
Para se informar mais sobre as frutas que podem acompanhar as saladas acesse:

www.accu-chek.com.br/br


Volta para o Correio da manhã

Nenhum comentário: