segunda-feira, 19 de maio de 2008

Vida longa ao Tai Chi Chuan

Manoela Cabral

O Tai Chi Chuan pode melhorar bastante a qualidade de vida de quem pratica. Os movimentos do Tai Chi ativam os hormônios da juventude e o sistema imunológico, fortalecem o coração, aumentam o poder de concentração e melhoram muito o humor. E tudo isso sem precisar correr ou levantar pesos.

Praticado pelos chineses por milhares de anos, o Tai Chi, segundo especialistas é muito indicado para os ocidentais para amenizar os efeitos da rotina estressante em que vivem. Os exercícios são uma seqüência de movimentos lentos, suaves, sem esforço muscular nem fadiga, regidos pela mente e coordenados pela respiração. Esses movimentos visam equilíbrio, harmonia e vida longa aos seus praticantes.



Os movimentos do Tai Chi Chuan são simples e fáceis de serem aprendidos e podem ser executados em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados, inclusive pessoas da terceira idade. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor. Se você tiver uma artrite por exemplo, o Tai Chi será o seu melhor exercício para alongamentos, pois desenvolve a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade.

"Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente, têm uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade", disse o professor de artes marciais Carlos Silva.

De acordo com pesquisas médicas recentes essa arte marcial relaxa tanto a mente quanto o corpo. Também auxilia a digestão, acalma o sistema nervoso, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea, melhora o alongamento e rejuvenesce a pele.

Saiba mais ...

Wikipedia
Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan Brasil
Bons Fluidos

Voltar para o blog principal

Nenhum comentário: