quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Os benefícios do chocolate à saúde

Michelle Assis
Um pequeno pedaço de chocolate escuro por dia melhora o fluxo arterial e beneficia a saúde vascular. O chocolate escuro, em pequenas quantidades, pode reduzir o risco de um ataque cardíaco por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sangüíneos. "O sistema nervoso também sai no lucro a cada boa mordida. Os flavonóides, antioxidantes encontrados nas sementes do cacau, têm poder de aumentar o fluxo de sangue no cérebro e fazê-lo funcionar melhor", explica a nutricionista Naiana Rodriguez. Mais um motivo para as mulheres serem as principais consumidoras da guloseima, o chocolate repõe o nível de magnésio do sangue no período da TPM, o que equilibra a serotonina, o neurotransmissor que controla o humor.
"Na dúvida entre o ao leite ou o amargo? Aposte no último. Ele pode servir como escudo protetor contra os radicais livres, moléculas responsáveis pela degeneração das células. A versão ao leite contém mais gordura e menor teor de flavonóides. Além disso, o próprio leite prejudica ação desses antioxidantes. Essa substâncias auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do LDL, colesterol ruim", afirma Naiana Rodriguez.
Também vale tomar alguns cuidados para que as propriedades nutritivas do chocolate não se transformem em inimigas. Saber escolher o melhor chocolate é fundamental. "Fuja dos produtos que abusam da gordura hidrogenada para substituir o cacau confira as proporções no rótulo. E prefira consumir o chocolate logo após as refeições por se tratar de um alimento de alto índice glicêmico", alerta a nutricionista.

Nenhum comentário: