quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Bruxismo é ligado a estado emocional


Mariana Tavares

Se você é uma pessoa estressada, ansiosa e tem o costume de ranger os dentes durante o dia e à noite durante o sono, cuidado! Pode ser bruxismo. Essa doença atinge pessoas com idade entre 15 e 35 anos, mas não é regra. Geralmente, as mulheres são as mais atingidas pela doença. Lilla Bravo, estudante de Turismo sofre de bruxismo desde pequena. “No início eu achava que era alguma mania, mas meus dentes começaram a se desgastar mais do que o normal. Até então, nem achava que isso fosse uma doença”.

O bruxismo causa muitas dores de cabeça por causa da mastigação excessiva, a mandíbula tende a estalar mais do que o normal, dor nos dentes, além do desgaste destrutivo dos dentes. A cirurgiã-dentista Adriana Gomes ressalta que o bruxismo deve ser detectado o quanto antes. “O diagnóstico deve ser feito cedo para não haver grande desgaste dos dentes”.

Ela ainda disse que essa doença está diretamente ligada ao emocional do paciente. Por isso, ela aconselha as pessoas a fazerem um tratamento com um psicólogo além de ir ao dentista. “É necessário buscar ajuda psicológica para entender o porquê do stress e do nervosismo da pessoa, que fazem com que ela trinque os dentes”.

A estudante aconselha as pessoas a sempre olharem seus dentes para ver se tem algo errado. “Falo isso porque muita gente range durante o sono e não percebe, então é importante estarmos sempre atentos a isso. Quando desgasta, o sorriso fica horrível”.

Nenhum comentário: