quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Cabelos lisos sem formol

Michelle Assis
A escova progressiva, método para alisar cabelos, tem sido alvo de grande polêmica devido ao uso inapropriado do formol. O risco desta substância em sua aplicação indevida será maior de acordo com a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.
“A freqüente ou prolongada exposição ao formol pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado”, alerta a dermatologista Cíntia Ferreira.
Algumas mulheres parecem não acreditar nos riscos e ainda optam pela escova progressiva para alisar os cabelos. Mas segundo o cabeleireiro Renato Garcia existem outros tipos de escova que alisam e dão brilho e maciez às madeixas “A escova orgânica tira o volume ou deixa os fios mais lisos, o alisamento leva hidróxido de cálcio e proteínas vegetais e animais. O alisamento japonês faz com que os fios fiquem esticados da raiz às pontas e usa produtos à base de amônia. Já a escova francesa controla o volume dos fios, ela é feita da mesma forma que a progressiva, mas com outras substâncias: amônia e queratina, a fórmula leva ainda silicones e extratos naturais de arnica, camomila e jaborandi”. De acordo com Renato Garcia, com todos estes tipos de escovas não tem porque arriscar a saúde para ter cabelos lisos por longo tempo.

Nenhum comentário: