segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Os cuidados com a pele na estação mais fria do ano

Michelle Assis

Durante o inverno é comum a pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Segundo a dermatologista Cristina Rodriguez, a maior preocupação que se deve ter nessa época é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele já que no inverno a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação.
"O mecanismo de hidratação natural do tecido epitelial é garantido pela capa mais externa dele, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente a capa de proteção natural da pele é removida fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate", afirma a médica.
O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio. Então, use sempre água fria para lavar . O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda. E lembre-se de que beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.

Nenhum comentário: