quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Os Benefícios do Chá Verde

Carmen Cerqueira
Ele é parte das culturas japonesa e chinesa. Pode ser usado para tratar vários tipos de doenças: desde uma retenção de líquido, depressão, ou ate mesmo uma simples dor de cabeça. Essa bebida milagrosa é mais conhecida como chá verde.
Mas o que afinal essa planta é capaz de fazer para o nosso bem-estar e para bom funcionamento do organismo? O segredo está na composição química da erva. Ele é rico em bioflavonóide, carotenóides (fonte natural de vitamina A), tanino, vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, flúor e vitaminas do complexo B.
O chá verde tornou-se o queridinho das pessoas que buscam uma vida mais saudável. Estudos sobre a erva comprovam que o seu consumo contribui para o bem-estar do corpo e da mente.
Uma das vantagens está no bem que faz ao coração. Diminui o colesterol ruim, ajuda a pressão arterial e impede o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.
Outro ponto positivo é a prevenção de alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. O chá verde contém substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
A pele também sente os benefícios dessa poderosa bebida. A alta concentração de antioxidantes, considerados mais potentes do que os da vitamina E, C, atuam contra as rugas precoces.
Também está comprovado que o chá verde ativa o sistema imunológico, ajuda a prevenir cáries, inflamações e protege contra a gripe.
Mas as boas notícias não acabam aí: o chá verde é eficaz na perda de peso. Ele acelera o metabolismo e ajuda a queimar as indesejáveis gordurinhas.
A Dra Heloisa Rocha, que se especializou na Medicina Ortomolecular da uma dica para quem quer ter os benefícios do chá verde: “O sabor do chá verde é amargo, realmente não é tão bom assim, mas logo as pessoas percebem o bem que ele pode fazer. Se realmente não gostarem do sabor, podemos fazer pílulas nas farmácias de manipulação. As minhas pacientes adoram o efeito na pele e os homens também estão à procura do chá”.


Nenhum comentário: