segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Normal x Cesárea

Michelle Assis

Ao contrário do que muita gente pensa, toda mulher está preparada para o parto natural, nele, o feto é expulso através de contrações pela mãe. Segundo o obstetra Robert Salles, no parto normal o bebê já nasce pronto, sabendo respirar e o leite materno desce mais facilmente. O vínculo entre mãe e filho é estabelecido imediatamente após o nascimento da criança. Mas em alguns casos a cesárea é a única solução para salvar a vida da mãe e do bebê. A vantagem deste tipo de parto é a possibilidade de retirar a criança no momento certo, com rapidez quando existem dificuldades para o nascimento pelas vias normais.
“A principal desvantagem da cesárea em relação ao parto normal é que o bebê pode apresentar no decorrer do crescimento asma ou bronquite.Além disso, podem ocorrer acidentes com a criança na hora da cesárea como cortes e outras lesões”, explica o médico. Neste tipo de parto, enquanto a mãe vai para o quarto se recuperar da anestesia, o bebê vai para o berçário e os dois só se reencontram cerca de 6 horas depois.
A recuperação do parto normal é muito mais rápida. Além disso, a mulher tem a opção de fazer o parto com anestesia, evitar o corte do períneo ou escolher a posição ideal para o nascimento do bebê. Já as mães que optam pela cesárea precisam ter os pontos removidos no consultório do ginecologista, e há risco de infecção.

Nenhum comentário: