sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Desvende os mitos de saúde e beleza de sua pele



Thais Thimoteo

O sol melhora as espinhas? A resposta é não. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, o sol só resseca e envelhece a pele. Depois de alguns dias a tão temida espinha pode piorar. E mais, o aumento da oleosidade e da espessura da epiderme contribui para obstrução dos poros, causando a aparição de novas espinhas. Este é um dos mitos desmentidos pelos dermatologistas.
Desde a infância aprendemos com nossos pais inúmeras simpatias, truques de beleza e tratamentos caseiros para curar doenças ou imperfeições na pele e no corpo. Cremes que prometem dar fim à celulite, estrias e espinhas, cortar o cabelo na lua crescente para que ele cresça mais rápido, pintar as unhas com esmalte escuro para fortalecer e acelerar o crescimento etc. Tudo mito.
Segundo a dermatologista Maria Lúcia Gusmão, todas estas “verdades” são falsas. “Cremes de beleza não são capazes de eliminar toda a celulite ou estrias da pele. Eles não conseguem alterar a estrutura do tecido gorduroso, e por isso não dão fim ao terror das mulheres. Só a mudança na alimentação e na saúde pode preveni-las”, afirma Maria Lúcia. Ela alerta também que algumas receitas são perigosas para a pele. "Muitas pacientes chegam ao meu consultório com a pele irritada ou queimada porque usaram receitas caseiras." Portanto, fuja das receitas caseiras.

Nenhum comentário: